quinta-feira, 30 de agosto de 2007

UMA NOTÍCIA MUITO BOA....

Como Ler o Diretório Nacional de Catequese

Queridos catequistas, com muita alegria, colocamos em suas mãos o 1º Caderno Catequético da coleção “Cadernos Catequéticos à luz do Diretório Nacional de Catequese”.

Este Caderno trata, especificamente, de uma chave de leitura ao Diretório Nacional de Catequese. Com uma linguagem simples, ele apresenta uma visão geral do documento e pedagogicamente destaca os elementos importantes de cada capítulo.

Desejamos que este subsídio seja um instrumento útil na formação de catequistas, como também, para um novo impulso na prática da catequese nas Dioceses, Paróquias e Comunidades.


Para a aquisição deste subsídio, você terá que solicitar a sua diocese e/ou paróquia afim de que as formações de catequistas possam cada vez mais melhorar e que os catequistas sintam-se cada dia mais animados para com este serviço de tanta dedicação, carinho e amor. Temos que cada dia nos aperfeiçoar neste chamado.

Este é apenas o 1º de muitos subsídio que serão lançados com uma línguagem popular e dinamica.


Preço de Capa: R$ 2,50

Tamanho: 15 x 21 Cm

Clique aqui para que vc possa ler a linda mensagem de Dom. Odilo Scherer aos catequistas.
Catequistas, discípulos-missionários - Dom Odilo P. Scherer

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Feliz dia do Catequista

"Não é preciso fazer grandes coisas para o próximo, é a quantidade de amor que colocamos naquilo que fazemos é que torna bonita aos olhos de Deus a nossa oferenda."

Dom José González, bispo diocesano de Cajazeiras - Paraíba, escreveu recentemente uma mensagem aos catequistas como saudação pela passagem do DIA DO CATEQUISTA, tradicionalmente festejado no último domingo de agosto.

Na mensagem, o bispo salienta a importância da celebração desse dia: "celebre com seus colegas este dia; não o deixe passar em branco. Mesmo que este ano não se organize o dia do catequista a nível de diocese ou zonal, celebre-o na sua paróquia ou comunidade."

Ainda lembra o Projeto das Santas Missões Populares e diz que os catequistas "já estão sendo os grandes missionários, que fazem também dos outros “discípulos e missionários".

Menssagem na integra
Neste mês vocacional, é já tradicional celebrar o dia do catequista no último domingo de agosto.
Diferentes atos, a nível de comunidade, paróquia, zonal ou diocese, têm marcado a passagem deste dia:
• Agradecendo a Deus o chamado de serem “transmissores da fé";
• Pedindo a Deus que os ilumine e os fortaleça na grande missão de preparar crianças, adolescentes e adultos, para serem discípulos e missionários nas suas comunidades e na igreja, recebendo frutuosamente os sacramentos no momento oportuno;
• Confraternizando com os outros catequistas e se ajudando e animando mutuamente, para perseverar alegres nesta grande missão que a Igreja lhes confiou.
Neste tempo de Santas Missões Populares, vocês já estão sendo os grandes missionários, que fazem também dos outros “discípulos e missionários”, integram seus catequizandos na comunidade eclesial e os educam para a defesa da vida e construção de uma sociedade justa e pacífica.
Querido catequista, celebre com seus colegas este dia; não o deixe passar em branco. Mesmo que este ano não se organize o dia do catequista a nível de diocese ou zonal, celebre-o na sua paróquia ou comunidade.
Faço minhas as palavras da Apresentação do Diretório Nacional de Catequese: “Que Maria, a estrela da evangelização e educadora do Filho de Deus e da Igreja, acompanhe maternalmente o diálogo da fé que acontece nos grupos de catequese. Que ela os assessore, para que cada catequizando e cada catequista possa, a seu exemplo, expressar com a vida o sim generoso ao chamado e ao envio do Senhor. Que ela, com sua força amorosa de Mãe da Igreja, ajude a levar ao encontro de Jesus Cristo, seu Filho, todos aqueles que estão à procura do caminho, da verdade e da vida”.
Agradeço, parabenizo e animo, com o coração de Pai e Pastor, a cada catequista da nossa Diocese: sede alegres e perseverantes nessa sublime vocação e missão.
Imploro as bênçãos de Deus, neste dia do catequista e sempre, sobre você e seus catequizandos.
Cajazeiras, agosto / 2007


fonte.: http://www.diocajazeiras.com.br/html/modules/xt_conteudo/index.php?id=26

Parabéns!

Sugestão para mês de setembro

Setembro, mês da Bíblia. Neste mês a Igreja celebra a Bíblia, a Palavra de Deus que nos conduz no caminho da salvação. Dentro do calendário litúrgico pastoral, este é um tempo para refletirmos sobre a Bíblia como fruto da inspiração divina e do esforço humano e a sua importância para nossa vida.

Nas nossas paróquias e comunidades, a Bíblia ganha um destaque maior nas celebrações e orações sendo reverenciada por conter a revelação do amor de Deus aos homens. Durante todo mês multiplicam-se os cursos e palestras sobre a Bíblia, sua origem, estrutura e relevância para o Povo de Deus.

Participar destas atividades é mais um passo no caminho da salvação em direção a santidade. Conhecer a Bíblia é conhecer e amar ainda mais a Deus. Nos textos bíblicos encontramos as verdades sobre o homem e constatamos a ação de Deus em nosso favor. Conhecer a Bíblia é participar do amor de Deus.

Informe-se me sua paróquia sobre as atividades que serão realizadas durante o mês. A Palavra de Deus é alimento que fortalece nossa fé e que propicia o amor.

Participe.
fonte: Catedral.org

Comentário
Mas, por a igreja dedicar um mês inteiro a concientização do uso da palavra de Deus, não quer dizer que só devemos pegar a nossa "bíblia empuerada" da estante e usar porque é setembro. Mais a igreja quer fazer de todos concientes e use-na durante todo o ano, assim como ela mesmo faz durante as celebrasções domicais e/ou semanais.
Existem algumas realidades, que variam de estado para estado e as vezes até de cidade para cidade dentro do mesmo estado, onde as comunidades usam um folheto dominical sugerido pela Paulus (clique aqui para ve-lo). É um folheto que contém apenas as leituras dominicais, sugestão de cantos liturgicos, comentários para cada momento, precese e a Oração Eucarística, afim de que todos os fiéis possam acompanhar cada momento da celebração e verdadeiramente participar. E como o proprio nome dele, O DOMINGO - semanário litúrgico-catequético, pois o mesmo sempre traz informações sobre acontecimentos da igreja, não deixando de ser um veículo de informação, conciêntização e catequético ensinando e repassando conhecimento a todos que o lêem.
É um folheto que chega para as paróquias e/ou dioceses atravez de assinatura. Ele não substitui o uso da bíblia, mas faz com que o católico leve-o para casa e possa fazer as leituras semanais na sua bíblia em casa.
Na minha diocese e paróquia adotamos este material por estar acessível a todos, pois não é impossível, mas também não é de costume levar a bíblia para a igreja. Já tentamos vários métodos, mas as pessoas não conseguem acompanhar as leituras porque perdem tempo procurando a passagem bíblia justamente por causa da falta da pratica e intimidade com ela.
Para as crianças, a mesma Paulus se preocupou em também fazer um folheto para trabalhar a celebração com os pequeninos (veja aqui o folheto).

Para trabalhar este mês de setembro na catequese, para crianças tem duas sugestões:

  1. Fazer dinâmica biblica;
  2. Fazer, a cada semana, a explicação das partes da biblia de uma forma bem ilustrativa e dinâmica;

A segunda sugestão também serve para trabalhar com os jovens e adultos.

Dica:

Com o isopor , o mais grosso que tiver, você tenta desenhar um formato de uma mini-bíblia, recorte e tente fazer os 73. A princípio todos estaram com a cor branco, ou seja, a cor do isopor. Então vc pinta de cores iguais somente os livros que pertencem a um determinado grupo, exemplo:

  • Pentateuco = cor verde
  • Livros Históricos = cor azul
  • Livros Sapienciais = cor rosa
  • Livros Profeticos = cor vermelho
  • Evangelhos = cor amarelo
  • Ato dos apostolos = cor roxo
  • Cartas de Romanos até Cartas de São Judas = cor marrom
  • Apocalipse = cor lilás

A cada explicação de um grupo de livros mostra apenas a cor referente, pode-se até montar uma mini-estante onde a cada localização de um grupo tenha uma plaquinha demonstrando claramente a todos que são cada. E apartir desta "brincadeira", pode-se criar gincanas, momentos de descontração, etc.

E quando for realizar a explicação de cada grupo, não é necessário fazer muita busca em internet ou em outros livros não, você tem um meio tão perto de conhecimento que acredito que nem imagine. Normalmente as nossas bíblias (depende de cada edição, Ave-Maria, Pastoral, CNBB, etc) antes de começar a introdução de um livro tem um texto explicativo histórico-teologica que informa ao leitor o fundamento de cada livro e sua importância.

Na turma de jovens e adultos, é importante falar para eles que "aqueles livros" de folha amarela, não é considerado uma "bíblia" por faltar 7 livros, o que é mais importante ainda é concientiza-los e fazer com que eles adquirem uma bíblia de edição católica.

Para mais informações sobre este tema podem me contatarem no e-mail: formadora_de_catequistas@hotmal.com podem ficar avontade para me adcionarem.

Um forte abraço a todos!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Cantar o quê? Repertórios e coletâneas

Escolher cânticos para a catequese ou para uma celebração é uma tarefa de responsabilidade que deve ter em conta as crianças e os laços que se pretende criar. Quando as crianças estão em larga maioria, devem ter um repertório específico, mesmo que não seja muito abundante. É desejável um repertório de cânticos para crianças, tal como há versões da Bíblia especialmente adaptadas à infância.

Ao seleccionar um cântico ou canção, o catequista deve ter em conta a relação do texto com a melodia, coerência entre o canto e o momento catequético, a adaptação do canto ao grupo (com a sua idade e características). Quanto maior é o grupo, maior é a necessidade da música, do canto e do ritmo. E, embora na catequese os grupos não sejam muito grandes, nem por isso o gesto vocal deixa de ser importante.

Um bom cântico para crianças é o que "fala ao corpo, que faz ver, ouvir e sentir, que põe em movimento todos os sentidos para por em movimento o próprio sentido" (M. SCOUARNEC, La foi des enfants a besoin du chant... de tous!, in Église qui Chante 252(1990)2). Um bom cântico é o que parece novo e renovador depois de ouvido muitas vezes; o que não presta, só é novo quando se ouve pela primeira vez.

"Vários cânticos concebidos para a catequese serão bem-vindos à celebração e, inversamente, os catequistas poderão retomar cânticos do Domingo com as crianças" (Uberall, Chanter, 4). Alguns cânticos devem facilitar a sua integração na comunidade, inclusive cânticos do ordinário da missa, cânticos estáveis. Ensinar às crianças alguns cânticos da assembleia dominical é facilitar a sua integração. A conjugação entre a catequese e a liturgia far-se-á de um modo harmonioso: "a justeza é a irmã da justiça" (Thibault, Je chante, 8).

Quando estão as crianças estão com adultos em número significativo, convém equilibrar os repertórios. Há inclusive certos cânticos que foram compostos para crianças e podem ser expressão de fé para os adultos ("Quanta alegria é para mim tua presença", "Bendito sejas, Senhor nosso Pai", "Bendito és Tu, Senhor"). Cânticos compostos para crianças podem ser também expressão de adultos, e cânticos compostos para adultos podem ser expressão da fé das crianças.

Os padres e animadores litúrgicos devem fazer com que as crianças participem sempre na liturgia com alguma acção: um cântico, o ofertório, uma oração, um gesto, palmas, um instrumento de percussão.

Para as crianças, não são apropriados cânticos com um âmbito demasiado grande, com notas muito graves ou muito agudas. As vozes das crianças, que ainda não estão plenamente desenvolvidas, movimentam-se à vontade entre no espaço de uma oitava: dó e dó, ou ré e ré. Os ritmos sincopados próprios de estilos musicais nascidos do Jazz não põe dificuldades e até são do agrado dos jovens. Para estes, o tipo de canção ideal para a catequese estará mais próximo da canção ligeira.

Na preparação do ensaio de canto ou da sessão de catequese, há que ter discernimento na resposta a estas questões: cantar o quê? Ouvir o quê? O cântico adapta-se à idade das crianças? É difícil? É demasiado infantil? O acento das sílabas coincide com os acentos musicais? O canto deve exprimir correctamente a fé, fazendo a ligação entre a fé e os comportamentos morais. As paráfrases (adaptações) da Bíblia, não devem empobrecer, confundir ou distorcer a Palavra, mas antes explicitá-la.

A posição do animador ajuda a distinguir a catequese da liturgia: na catequese, o catequista está no centro; na liturgia é Cristo que está no centro. Na catequese, Deus é aquele de quem se fala; na liturgia é mais aquele com quem se fala; na catequese é um grupo que caminha e se forma; na liturgia é a assembleia formada que louva o Senhor pelas suas maravilhas e se alimenta com a Palavra e o corpo de Cristo. Mas é evidente que a catequese comporta um espaço de oração e conduz a ela; e a liturgia comporta a dimensão memorial e leva ao seu aprofundamento. A liturgia não é um apêndice da catequese, mas sua fonte, seu cume e sua meta. No que se refere à Música, a catequese é tempo de aprender e explicar o cântico; a liturgia é tempo de o cantar.

Nem todas as crianças que vão à catequese vão à missa, mas as crianças que vão à missa vão também à catequese, salvo raras excepções. A liturgia será aprendizagem de uma outra dimensão da fé cristã, a da oração comunitária. "A catequese culmina e desabrocha na celebração" (M. Thibault, Je chante avec tout mon être, in Église qui chante 252 (1990) 8).

Sugestão: Bonita arte de Deus (A) vol 1 - Pequenos Cantores de Apucarana

Pequenos Cantores de Apucarana

Este CD traz 16 canções infantis que tratam de várias dimensões da criação divina. Acompanhadas de sua letras, as músicas ajudam também na evangelização das crianças.
Para compara, acesse aqui o site

Trabalho Pastoral.

Ao afirmarmos na crisma que aceitamos os dons do Espírito Santo, realizamos a promessa que devemos ser cristãos de atitude. Alias o nosso maior desafio, pois o nosso tempo nem sempre condiz com o que fazemos, se o nosso relógio tivesse 30 horas, com certeza pediríamos 40 horas diárias.

Mas não devemos culpar o nosso tempo, porque se o culparmos é melhor que apontemos o dedo para nós mesmos, que não sabemos com lidar com ele. Estar disponível é graça de Deus, maior ainda quando colocamos nossa disponibilidade à serviços dos irmãos.

Após na Crisma, normalmente a primeira tarefa do jovem é ingressar em um grupo de jovens de sua comunidade, para que ali, ele encontre responsabilidades e amor ao serviço da Igreja, e quando isso acontece o jovem sempre vai querer mais ajudar.

Depois de um período à frente com os jovens, o jovem, não mais “verde” na igreja, com experiência espírito de liderança, poderá “avançar para as águas mais profundas”. Encontrar-se com melhor pastoral que se identifique é sempre a melhor opção. Procure reavivar seus dons nela, para que o Espírito de Deus, aja em seu coração, e que possa levar a palavra de Deus em todo lugar. Eis alguns exemplos de pastorais:

- Pastoral da Catequese (Primeira Comunhão)
- Pastoral do Crisma
- Pastoral da Juventude (Grupo de Jovens)
- Pastoral dos Enfermos
- Pastoral Carcerária
- Pastoral da Família
- Pastoral Litúrgica
- entre outros.....

Procure se informar em sua comunidade, qual está disponível, e comece desde já, a sua presença é indispensável. Você sempre tem algo para pôr em serviço. Deus escolheu sempre os que pouco tinham ou nada possuíam para segui-Lo, os seus apóstolos são prova disso. “Pouco são os chamados, mas muitos são os escolhidos”.

Fique no amor de Deus e na paz de Maria nossa Mãe.

Fonte.: www.catequisar.com.br

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

DIRETÓRIO NACIONAL DA CATEQUESE

Hoje vim aqui disponibilizar materias que podem ajudar a você catequista a entender melhor o DNC.
Em caso de dúvidas, peço que deixem um e-mail no formadora_de_catequistas@hotmail.com ou formadora.de.catequistas@gmail.com com o assunto DNC, para que eu possa tirar as suas dúvidas sobre este livro que chegou para renovar a nossa catequese.
Assece os link's abaixo:
OBS: Caso não consiga baixar o material, deixe um comentário com e-mail que procurarei lhe enviar o mais rápido possível.
Diretório Nacional da Catequese:
Se você não tem o Catecismos da Igreja Católica, acesse esse link que você irá baixa-lo.:
Espero que gostem do material.
Um abraço e um bom fim de semana.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A Dinâmica é...

Tubarão

Participantes: Indefinido. Material: Um local espaçoso.
Desenvolvimento: O animador explica a dinâmica: imaginem que agora estamos dentro de um navio, e neste navio existem apenas botes salva-vidas para um determinado número de pessoas, quando for dita a frase "Ta afundando", os participantes devem fazer grupos referentes ao número que comporta cada bote, e quem ficar fora do grupo será "devorado" pelo tubarão (deve-se escolher uma pessoa com antecedência para ser o tubarão). O número de pessoas no bote deve ser diminuído ou aumentado, dependendo do número de pessoas.
Responder às seguintes perguntas:
Quem são os tubarões nos dias de hoje? Quem é o barco?
Quem são os botes?
Alguém teve a coragem de dar a vida pelo irmão?
Fonte.: Site Catequisar

Dicas para sermos felizes

As Bem-Aventuranças nos ensinam que somos felizes quando promovemos o bem-estar daqueles que estão ao nosso lado, repartindo com eles o pão cotidiano e sendo sensíveis às suas necessidades. É certo que a pobreza material não é um bem em si mesma e que deva ser desejada, mas ela é sempre uma denúncia para que seja repartida a riqueza de alguns com os que nada ou pouco têm. Jesus nos quer todos irmãos e irmãs uns dos outros.Somos felizes quando somos educados, amáveis e respeitosos para com todos os que vivem ao nosso lado; quando lutamos contra o mal que massacra as pessoas, preocupando-nos com os que estão em situações piores que a nossa; quando desmascaramos as tramas e desarmamos as ciladas dos que querem utilizar os outros, fazendo-os de trampolim para subirem na vida ou, pior ainda, reduzindo-os a coisas.
É necessário denunciarmos as injustiças e não oprimirmos os que caminham a nossa volta.Somos felizes quando amamos nossos irmãos e irmãs como eles ou elas são, sem querermos favores em troca. Deus é o primeiro que nos amou e, apesar de nossas faltas e omissões, continua nos amando e nos incentivando para abrirmos, com sinceridade, nosso coração para Ele agir em nós. Se formos falsos, não poderemos testemunhar a pureza de agir. Ninguém encontra a felicidade baseado em falcatruas ou mentiras, pois, uma hora, a casa cai e a verdade vem à tona.Somos felizes quando promovemos a paz. Mas para isso é preciso que sejamos pessoas de paz: apontando tudo o que rompe a paz e se empenhando para construí-la, sem desejos de vingança e sem violências e até enfrentando perseguições por denunciar as injustiças e o jogo dos poderosos do dia.
Nessa situação, devemos nos alegrar, pois mesmo se somos atacados, caluniados ou se falarem mal de nós, estamos seguindo os caminhos de Jesus. Ele nos convida a não desanimarmos e nem nos acomodarmos.Em agindo dessa maneira, Deus nos recompensará, pois estamos cumprindo as Bem-Aventuranças ensinadas por Jesus, o nosso Deus que se fez nosso irmão. Elas são pistas para que cada um de nós, praticando-as, encontremos a felicidade suprema, que é o próprio Deus que nos criou para amá-lo e servi-lo nesta vida e depois, gozarmos da presença dele na vida futura prometida por Jesus para todos os que em vida se esforçam para ser sinal da sua misericórdia entre as demais pessoas.
Pe. Antônio Carlos D'Elboux
Pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres em Piracicaba
Fonte.: Site Catequisar

Especial...

Se você já conhece o site Catequizar, vale apena visita-lo agora, pois está disponível uma apostila com uma celebração para o DIA DO CATEQUISTA.
Não perca tempo, aproveite a justão e faça a celebração neste dia muito mais especial.
No mesmo site também encontraremos uma mensagem para os catequistas da CNBB.

Para visitar a página do site clique aqui.

Para acessar o site da CNBB clique aqui.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Canto na catequese.

Música nas Missas com Crianças

Em determinados momentos do percurso catequético, pelo menos, há toda a vantagem em fazer celebrações com crianças. A celebração só com crianças (com alguns adultos apenas) é minoritária, sobretudo ao Domingo. O mais comum entre nós é as crianças participarem nas assembleias dominicais gerais, muitas vezes sem a participação activa desejável. As crianças aprendem fazendo, e louvam a Deus pela acção e o movimento.
Como em qualquer Eucaristia, a participação nas Missas com Crianças deve ser activa, interior e exterior. O Directório Romano das Missas com Crianças reconhece ao canto um papel muito importante, dando prioridade às aclamações, sobretudo as aclamações da Oração Eucarística. Os cantos da Glória e do Credo, o Santo, e Cordeiro de Deus podem ser adaptados, não devendo ser excessivamente longos, além das qualidades que são naturalmente exigíveis à música e aos textos.
O canto entre as leituras deve ser salmo e ter melodia simples. Deve cantar-se ao menos o refrão, como ressonância da 1ª leitura. Uma hipótese é usar em certos tempos litúrgicos um refrão comum que vá ao encontro da primeira leitura. Um salmo para o Advento, dois salmos para a Quaresma e outros dois para a Páscoa, por exemplo, são hipóteses a ter em conta.
Depois da homilia pode cantar-se um cântico adequado (DMC 46). O canto contribui para a assimilação da Palavra de Deus e é uma forma importantíssima de participação das crianças.
A assembleia tem um protagonismo inalienável no canto. Participar é ouvir, mas não se limita à audição. Mesmo quando não há animador da assembleia, mesmo quando não há órgão ou outros instrumentos, mesmo quando não há coro, há sempre a possibilidade de os cristãos reunidos cantarem. Um animador poderá ajudar muito as crianças, com um gesto, um sorriso, um olhar.
O canto a solo é muitas esquecido nas missas com crianças. Assim como se pode pedir às crianças que façam uma leitura ou uma oração, pode-se pedir e preparar as crianças mais dotadas para cantarem como solistas, uma estrofe de um cântico ou uma invocação. Pode-se criar também um pequeno coro de crianças vocalmente mais aptas, coro que dê segurança e dialogue com o grande coro.
O modo de execução dos cânticos pode melhorar e diversificar-se também com um refrão cantado e frases de louvor recitadas (após a comunhão). Outro modo de fazer em certas Eucaristia, e certos momentos, é as crianças cantarem os solos e a assembleia o refrão, ou então um grupo de crianças dialogar com o coro adulto. Uma relação estreita entre o animador da liturgia e o animador da catequese pode abrir novas perspectivas ao canto com os mais novos.
Muitas crianças tiveram ou têm Educação Musical na escola, incluindo flauta de bisel, um instrumento doce que pode enriquecer alguns cânticos. Acompanhamento, prelúdio e interlúdio de órgão ou guitarra, podem enriquecer as celebrações e motivar os adolescentes, jovens e crianças. Certos instrumentos de percussão como as maracas, pandeireta, triângulo podem valorizar a celebração litúrgica e a catequese.

Sugestão de canto
Sementinha 04 - Pequenos Cantores do Santuario Edwiges.
Fonte: Portal Paulinas.

Dia do Padre - 05/08/2007 - 1° Dom.

Sei que o domingo em que comemoramos o dia do Sacerdote já passou.
Mas como eu andei doente, não pude publicar com antecedencia essa entrevista que fiz a um amigo padre.
Veja, conheça e aprenda mais com a vida dos nossos sacerdotes.
Beijos!
Pergunta
Resposta
Onde nasceu?
Céu azul- oeste do Paraná...
Como começou a se interessar pelas coisas da igreja?
Um dia fui convidado para dublar São Francisco de Assis na igreja de São José Operário e gostei tanto de ficar no altar e fui tão elogiado que falei para mim mesmo este e o meu lugar....!!!
Com quantos anos entrou no seminário?
Com 14 anos
Já participou de algum encontro vocacional? como *CCV? (CURSO DE CONCIENTIZAÇÃO VOCACIONAL)
Não
Quando aconteceu o dia da sua ordenação? e como foi a senção, emoção, o carinho e apoio das pessoas da sua familia?
A minha ordenação presbiteral foi no dia 01 de marco de 1998 em Céu Azul minha terra natal...foi muito emocionante....a cidade parou naquele dia...chorrei quase durante toda a missa, pois não foi fácil chegar neste dia...meus familiares também se emocionaram muito....não tem nem como descrever....
Ainda está na mesma cidade que nasceu, ou em outra?
Estou em outra pois como diz o evangelho ..."o profeta nao faz milagres em sua propria terra...!!" mesmo porque eu sou padre diocesano e na minha terra a paroquia é confiada aos Frades Menores Capuchinhos...!!!
Quais os trabalhos mais importantes que o senhor considera hoje na igreja em especial na sua realidade paróquial?
Formação liturgica e pastoral...e assistencia social aos mais pobres...!! Socorrer os necessitados....
Fale um pouco do seu trabalho na paróquia.
Atualmente sou vigário paroquial na paroquia São Miguel Arcanjo e estou ja arrumando as malas porque fui nomeado agora paroco na paroquia Nossa Senhora do Carmo no Jardim Nova Conquista.... e a paroquia acho que a mais pobre do nosso setor Belém aqui em São Paulo...mas estou muito motivado pois se e a vontade de Deus estou aqui para servir!!!
* CCV - Aqui em Barreiras - Bahia, a diocese organiza um encontro anual, onde é convidado os jovens de idade apartir dos 15 anos (participantes ativos e inativos). Nesse encontro, é apresentado e trabalhado as vocações, e querendo dispertar no jovem a decisão. Eu participei em 2001, muito bom. Muitos amigos se faz, e sem esquecer que muitos deles já estão no seminário e convento.
Esse encontro é importante para a nossa região, pois assim podemos descobrir e despertar os dons dos jovens e assim poder trabalhar sua vocação.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Sugestão para o Mês de Agosto

Há....... mês de agosto.

Finalmente chegou!

É um mês de grandes datas especiais...

Infelizmente o comércio só faz propagandas para ter uma boa venda fazendo do dia dos Pais, um dia em que só existe interesses e que o verdadeiro presente fica para traz como, amor, carinho, atenção naqual devem ser dados diariamentes e não em um único dia.


Mas neste mês, não se fala apenas do dia dos Pais. É o mês das VOCAÇÕES. Mas, o que é vocação?

Segundo o nosso amigo AURELIO,

do Lat. vocatione

ato de chamar;
inclinação ou propensão natural para um estado ou profissão;
predestinação;
escolha, talento.


Na verdade, vocação é um pouco disso e muito mais. A sociedade ver a "vocação" hoje com, saber cantar ou tocar, ser médico, advogado, ter um taleto assim como mostra o nosso amigo acima.

Mas, vocação para a Igreja católica é você saber ouvir o chamdo de Deus e saber dizer sim.

E ai você me pergunta: Mas como eu escuto o chamado de Deus?


Deus fala para nós bem diferente de como ele falava aos profetas do antigo testamento. Ele fala atravéz das pessoas, atravéz de uma leitura que fazemos, na oração e sem esquecer do mais importante, no silêncio do nosso coração.


A vocação é o ato de você se doar para o serviço da igreja e para o bem da comunidade. Este mês foi escolhido para que possamos aprender um pouco mais sobre a vida e o trabalho de tantas pessoas que as vezes ficam "nos bastidores" fazendo acontecer a vontade de Deus.

Neste mês, podemos dizer assim, que é um mês de festa de comemoração. Pois, a cada domingo deste mês foi dedicado a uma vocação que vamos conhecer agora.
  • Vocação Sacerdotal - O padre tem um papel muito importante na igreja. Pois, é graças ao "sim" dele que podemos a cada domingo, adorar dentro do nosso coração ao Senhor na sagrada Eucaristia. É comemorado no primeiro domingo deste mês, que segundo ao nosso calendário foi domingo passado dia 05. A palavra padre vem do latim que quer dizer pader, ou no nosso português, pai e como diz a música do Pe. Antônio Maria, "padre quer dizer pai, pai que tem muitos filho, muito como as estrelas do céu, muitos como as areias do mar. Padre é compartilhar os desejos de Deus". E é a pura verdade. A que filhos esta fase trata? E que vontades são esssas? Oras, os filhos somos nós. Que sempre que estamos com uma dificuldade ou precisamos de um apoio em alguma pastoral/trabalho, recorremos a sua ajuda e apoio. É importante valorizar o sacerdote que está em nossa pastoral, mesmo que as vezes, pareça que não quer nos ajudar. Pois, respondendo a segunda pergunta, ele nada faz de vontade própria e nem sem consultar ao seu diretor espiritual que é o ESPÍRITO SANTO. Para um padre chegar ao sacerdócio no mínimo de 7 a 10 anos numa escola para seminarista, este tempo também é importante porque ele como jovem, pode realmente firmar a sua vocação, depois ele passa a ser diácono provisório, pois é o 2 estágio antes da celebração sacerdotal. Mesmo que depois de sacerdote, ele desita de exercer ou algo aconteceu para que ele desistisse, nunca deixará de ser padre, ele só não exercerá a função, mais depois que um sacremento é realizado, pois a vocação sacerdotal é um sacramento que não tem anulação, ele sempre será padre até a sua morte. É claro que a casos em que somente o pastor maior, na presença do Papa, pode anular, isso em situações raricimas. Vocês podem verificar e confirmar esta informação no catesismo da igreja.
  • Vocação Diácono permanente - É comemorado na 1ª quarta feira, ou seja, depois do domingo do dia do sacerdote, 08/08. O diácono permanente, é um homem casado, que passa também pelo processo de estudo e recebe o sacramento para a vida inteira. Está vocação é importante, pois na ausência de um padre ou caso o padre esteja de férias ele pode assumir, em partes, as mesmas funções como realizar casamentos, batismos, fazer encontros de consientização e formação nas diversas pastorais da comunidades, celebrar culto, onde é de único e exclusivo do sacerdote a realização do sacramento da eucaristia em que o diácono permanete não pode. Ele, podemos dizer assim, é o braço direito do padre. É a segunda pessoa que tem autoridade com a comunidade depois do padre. A ele, também devemos ter respeito e saber acolher as suas orientações nas homilias. Há, o diácono também não pode fazer confição. Assim como o sacramento sacerdotal, o diaconato só pode ser anulado, neste caso, pelo bispo local.
  • Vocação de Pai - Está vocação é destinada a homens que não tem vocação sacerdotal, mas podem também ser diáconos, para a realização do sacremento matrimonial. Foi atravéz da igreja católica que o 2° domingo de agosto foi criado o dia dos pais. Pois, eles tem um papel muito imporatante na vida familiar. Assim como a mãe, ele também contribui para que, atravéz do amor do casal possa nascer uma nova vida, pois Deus disse: " ide e multiplicai-vos". Muitas pessoas dizem, que sem um pai pode-se viver, mas sem uma mãe... É dificil, nos tempos de hoje, poder exeplicar que sem o pai também não se pode criar as crianças. Mas, também não podemos deixar de parabenizar aquelas mulheres que mesmo na auxência masculina faze os dois papeis de ser pai e mãe. Mais a figura do pai na famlia dos tempos de hoje é indispensável. Ao homem foi dado o dom de cuidar das dispesas da casa, mas como falei, nos tempos de hoje é impossível uma familia depender apenas do salário do pai, se este pai é um operário, carpinteiro, carteiro, funcionário público autonomo, etc. A mãe neste caso, também contribue no sustento da familia. O sacramento matrimônial, como muitos pesam, não pode ser anulado se for um casamento abençõado por Deus, ou como no popular falamos, o casamento na Igreja em que atravéz do padre ou diácono recebe-se a benção de Deus, pois, "o que Deus uniu o homem não separá", "união até que a morte os separe". Até que a morte os separe é muito tempo. Por isso, é necessário que se haja um acompanhamento e um conhecimento mutuo. Sabemos que não existe a pessoa perfeita, que não erra. O conhecimento do outro é de extrema importância, ai é onde vem o namoro. Um determinado ou indeterminado tempo de namoro, com brigas e desencontros, porque só assim poderá se tomar uma decisão que será levado para a vida toda. É claro que nos tempos que vivemos existem os casamentos civis que também é importante que exista. Mas apenas o civil não basta. É como uma carta que é levada para o correio, mais só é entregue ao destinátário se tiver um selo. E este selo é consedido por Deus, atravéz do sacerdote e/ou diácono.
  • Vocação Religiosa - Esta, em especial, é dedicado às freiras, madres, irmãs e religiosas de alguma congregação. são mulheres, que assim como os padres, passam de 5 a 7 anos no convento. Elas passam também por vários estágios antes de serem consagradas e também receber a consagração perpetua. As religiosas podem assumir diversas funções em um paróquia, mas normalmente é aconselhavel que para cada 2 ou 3 atividades se tenha uma religiosa, pois assim poderá sobrecarrega-lá de tarefas, assim não podendo dar conta e não realizando um bom trabalho. Nas dioceses, normalmente encontramos os conventos, que são as casas onde as freiras dormem, almoção, etc... Em cada casa, tem sempre aquela, que dentre elas é eleita a "chefe" para coordenar e dividir os trabalhos de casa, pois as freiras não se dão ao luxo de ter uma faxineira, todo o trabalho de casa como lavar, passar, limpar, fazer almoço, feira do mês é realizado por elas mesmas. Em algumas casas pode-se encontrar também noviças e mulheres que se dispõe a ajudar as religiosas. Na minha diocese de Barreiras, encontramos 5 conventos que estão espalhados pelo bairros de congregações diferentes na qual no momento só me recordo de 3, as Ir. Beneditinas, Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e de Maria, Irmãs Franciscanas. Todas elas estão trabalhando com prioridade a paróquia do bairro, mas caso outra comunidade que não tem um convento perto deseje que elas prestem serviços a comunidade estão sempre a disposição, basta o paróco local fazer uma solicitação.
  • Vocação Leigo (consagrado ou não) - dia do Catequista - Essa é nossa!! Dia especial para todas as pessoas que não casados e também aos que são, mas trabalham em alguma pastoral, catequistas, coordenadores de grupos e movimentos. Nas vezes em que o mês tem 5 domingos é separado o dia do catequista do dia do leigo, neste caso, como neste ano é realizado no 4 domingo dia 26/08. No popular, o leigo é a pessoa que não se interessa por determinada atividade ou assunto. Mas na igreja, o leigo tem o seu papel importante. É o leigo que está sempre a frente de alguma pastoral e, pelo contrario, ele sabe muito e sempre procura estar atento as mudanças da sociedade e da localidade. É ao leigo que é dado a resposabilidade de as vezes, fazer o que o padre não consegue porque está sempre ocupado com outras atividades, como fazer visitas as familias, aos doentes, fazer encontros de preparação seja batismo, reunião com pai e padrinhos, catequese e tantos outros trabalho. Dentre a vocação mais importante, não é menos que as outras mas tem que se ter uma atenção especial, é ao Catequista. Ele(a) que se dispõe um tempo de seu dia a dia para ajudar a igreja na consientização e evangelização das nossas crianças. Ele(a) que procura sempre estar atualizado com o dia a dia do mundo atual e assim poder ajudar as familias dos catequisandos e da comunidade. A igreja se alegra por sempre termos pessoas que dizem seu sim e se colocam a trabalhar com nossos pequeninos sejam crianças, jovens ou adultos. Mas catequista que é catequista tem sempre que está se atualizando. Durante muitos anos a igreja se preocupou e ainda se preocupa com a catequese no Brasil e no mundo. E podemos dizer que a cada dia esta mudando para melhor. Infelizmente, é uma realidade e não podemos negar, é que mesmo depois de tantas mudanças que a igreja vem fazendo e melhorando, ainda existem pessoas que acham que a catequese tem que ser rigida, que tem donos, e assim não dão abertura a novas pessas para fazer um trabalho adequado. Não é querendo desvalorizar essas pessoas, mais uma catequese em que a coordenação paróquial e até mesmo diocesana é a mesma pessoa, nunca poderá dizer que teve mudanças. Se fosse assim, não seria necessário existir mais eleições, ou até mesmo os 262 papas que já passaram pela igreja não precizariam morrer. As vezes parece um exagero, mais tem gente que ainda acha que a catequese é sala de aula, que não se pode brincar e nem cantar. É ai onde a comunidade não vai crescer. Mas rezo que essas pessoas tomem consiencia de que é sempre importante renovar, mesmo que alguns digam: "eu sempre assumo porque ninguem quer pegar a responsabilidade de uma coordenação". Eles(as) não querem, porque só vêe uma única pessoa a frente e dizem: "ela está lá, para que eu vou me meter?". E ainda, existem catequistas, que desejam tanto ser catequista e não hora que tem oportunidade de aprender e poder se desenvolver no seu conhecimento, nunca comparecem a uma reunião de formação e vivem reclamando que não tem apoio.

Infelizmente o ser humano é assim. Mas o que podemos fazer é nunca desistir e estar sempre em oração para que possamos superar todas as barreiras. E que possamos também desejar ser um camelo e passar pelo buraco da agulha, justamente porque é mais difícil, exisge esforço, luta mais no fim conseguiremos a Glória.

Uma dica:

Neste mês você pode procurar pessoas na sua comunidade, paróquia e/ou diocese que tem essas vocações e fazer um encontro na catequese como se fosse uma entrevista. Sendo que em um encontro antes, você antecipe o que vai ser dado e que eles pensem em casa que tipo de pergunta eles gostariam de fazer, curiosidades, etc.

E caso você siga a minha dica, peço que me envi um e-mail e me conte como foi a exepriência realizada neste mês de agosto com as vocações apresentadas.

Um forte abraço!!

Tenha uma ótima semana!

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Bom dia....firme, forte e de volta!

Olá amigos(as),

Sei que já alguns dias não postei nada no nosso blog, mais é que andei gripada, gripe muito forte. Mas já estou bem melhor, e de volta para postar mais informações no nosso blog.


Hoje, naverdade, venho lhes comunicar que estou participando do concurso Universo Catequista na qual eu mesma incentivei e publiquei neste blog.

A minha apostila fala sobre o tema SACRAMENTOS, está bem dinâmica, interativa e pode ser utilizada em qualquer turma seja de crianças com 1 eucaristia, jovens e/ou adultos de 1 eucaristia e crisma.

Tem dicas, que servem exclusivamente para aprofundamento do próprio catequista e NÃO deve ser lida e sim estudada e repassar com expontaneidade, tem imagens e exercícios de fixação, sem esquecer de cantos e dinâmicas.

Para baixar a minha apostila e poder avaliar basta acessar o nome abaixo (clique aqui) e depois vote na enquete da comunidade DOU ENCONTROS DE CATEQUESE, clicando aqui .


Espero que votem em mim, mas também podem acessar o material dos concorrentes solicitando para o seguinte e-mail: concursouniversocatequista@yahoo.com.br com o assunto: QUERO A APOSTILA DOS CONCORRENTES, que a nossa amiga lhe encaminhará.


Para baixar a minha apostila, basta seguir as instruções da imagem abaixo, pois eu salvei em um HD virtual. E para poder visualizar a imagem circulada é necessario esperar concluir a página e aparecer a imagem circulada como no exemplo abaixo, e para baixar tem que clicar no nome: Downloads File.

Para baixar a apostila clique aqui e espere aparecer assim como mostra a imagem.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Excluindo Orkut....

Caros amigos catequistas,
O antigo perfil do orkut de nome CAROLINE GADÊLHA, devido a um problema de configuração, na qual não estava conseguindo enviar scraap's para todos os meus contatos, dei preferência para excluí-lo.
Mas, não fiquem tristes...
agora estou com um novo perfil, onde só falaremos de catequese e de atividades católicas.

Podem ficar avontade para me add, eis ai meu novo perfil clicando aqui .

Um forte abraço e que tenham um ótimo dia.

:*