quinta-feira, 12 de julho de 2007

Edição especial...

Há alguns dias que não publico as informações da nossa programação do blog, porque estive conversando com algumas amigas catequistas de outros estados de como andam a formação, eventos e acontecimentos em suas realidades locais, na qual faço questão que sejam apresentadas aqui, porque como afirmo na nossa apresentação do blog, ele não é meu o blog é nosso.
E sendo nosso, poderemos colocar quaisquer informações e conhecer as suas relidades locais, o que esta acontecendo no Brasi e no mundo.
A minha amiga Cristina Campanha da cidade de Valparaiso no Goias catequista de Crisma, me informou de um formação de catequistas na qual ela participou na sua paróquia nos ultimos dias 30/06 e 01/07 em que o tema era sobre Bioética e a Espiritualidade do Catequista. Então fiz uma entrevista a ela sobre o assunto para que vocês possam estar por dentro do que as outras localidades fazem para que seus catequistas estejam atualizados e renovados.
Entrevista feita 10/07 as 20:00 pm.
Este formato são as perguntas feitas por mim.(Caroline Gadêlha)
Este formato é as respostas consedidas pela Cristina.
Conte-me resumidamente como foi esse encontro?
Foi assim: quem sou eu, quem e Deus para mim, Qual e a minha relação com Deus, somos chamados a ser profeta, qualidades do catequista, como foi o seu chamado para ser catequista, etc.
Esses foram sobre a espiritualidade. E de Bioética?
Bioetica foi um bate papo sobre o assunto atual aborto ,celulas tronco para que possamos estar preparados para explicar aos nossos catequisandos.
Quantos dias foram? E como foi trabalhado esses dias, porque provávelmente tinha muitos catequistas.
Foram 2 dias das 8,00 as 18,00 horas sábado e domingo, 30 de junho e 1 de julho, aqui foi dividido por setor pois a diocese tem muitas paroquias.
E como foi o dia de sábado, 30/06? Tinha momentos de descontração, como cantos, dinâmicas, brincadeira? Porque assim como na catequese temos que fazer com que os catequistas também participem dos encontros atentamente.
No dia 30 falamos mais do nosso ser catequista como foi nosso chamado, a nossa relação com os outros catequista, a relação com a familia do catequizando e a nossa relação com DEUS, a preocupação de como estamos anunciando a palavra. Sim, a dinamica era falar as tuas qualidades, a irmã passou uns bonequinhos numa arvore ai nos tinhamos que dizer qual deles nos estavamos dentro da catequese é muito interssante e com musica diversas.
Quem foram os palestrantes e instrutores do encontro?
Foram as Irmas Oblatas e dois padres locais.
E como foi o domingo, 01/07?
No domingo foi dividido entre a liturgia e a bioetica.
Eu particularmente, gosto de falar sobre liturgia, então sobre o que falaram para vocês da liturgia?
Explicaram de como a liturgia é dividida em 3 tempos ciclos, da Páscoa, ciclo do Natal e Tempo Comun e também das solenidades e festas, falaram das cores liturgicas e por fim as partes da missa.
A bioética quase não falamos muito deixamos para o proximo que será em dezembro. Mais falamos sobre atualidades que esta acontecendo, eles deram recorte de jornais e fizemos 7 grupos e cada um escolheu uma reportagem para falar tinha aborto, corrupção e os temas atuais.
E para finalizar, seu comentário do encontro?
Foi muito bom.

Mostram-nos uma oração do catequista ideal:

1- Não pode ser o dono da verdade nem do saber
2- N ÃO PODE CONFUNDIR encontro de catequese com aula de catecismo
3- tem que arranjar tempo e disposição para participar dos encontros preparação e planejamento
4- e uma pessoa que reza com os demais catequistas
5-e uma pessoa que estuda e refete, participa dos cursos , busca contante atualizaçãoes
6- cultiva o espirito de equipe
7-e uma pessoa pontual
8- não tem o direito de perder a paciencia
9- procura sempre dar apoio e conviver com os colegas de pastoral
10- procura fazer todo o possivel para não prejudicar o andamento da familia
11- tem estima sagrada pela igreja pela BIBLIA PALA EUCARISTIA



Obrigado Cris, por compartilhar conosco esse evento maravilhoso!!
Tenha todos uma ótima Quinta.
Quem mais desejar partilhar conosco seus eventos e acontecimentos locais, pode ficar avontede e enviar um e-mail para formadora_de_catequistas@hotmail.com que terei o maior prazer e alegria de publicar.