sexta-feira, 6 de julho de 2007

O que o DNC nos fala...

Método VER

§ 158. VER.: É um olhar crítico e concreto a partir da realidade da pessoa, dos acontecimentos e do fatos da vida. A catequese motiva os catequizandos a conhecer e analisar criticamente a realidade social em que vivem, com seus condicionamentos econômicos, sócio-culturais, políticos e religiosos. É necessário que o próprio catequista tenha uma formação contínua, para que se habitue a fazer análise de conjuntura e sensibilizar-se com os problemas da realidade, descobrindo os sinais dos tempos. O ver cristão já traz em si a iluminação da fé.

Quando tratamos do tema, VER, assim descrito acima, ele aborda tanto o ponto sócio-econômico quanto o religioso. Não é porque estamos dando catequese, falando de Deus, de suas obrar, que agora vamos "fingir" que a nossa vida, nossos trabalhos, o irmão sofrido e necessitado e a sociedade não importam. Temos que a cada encontro de catequese, seja ele para crianças, jovens ou adultos fazer-los conscientes de que os problemas sociais também fazem parte da igreja, pois a igreja é composta de homens que tem uma história de vida sofredora e que conseguiram conquistar seus objetivos.

Assim também temos como exemplo a própria luta da igreja contra aqueles que tentaram destrui-la, e mesmo assim nunca desistiu lutou e conseguiu estar de pé, até mesmo porque o próprio Cristo falou.:"... as portas do inferno não prevaleceram..." esta é uma das frases, dentre tantas, mais lindas que Jesus deixou-nos de herança, até mesmo como promessa para a sua Igreja. Percebemos concretamente, nos vestígios que os livros de história contam nas escolas e que mesmo assim se mantém em pé.

Então ela, quer também ser a "entro mentida", como dizem alguns políticos que apoiam a lei no Brasil para que o aborto seja legalizado, ela é e não nega que tem que estar também dentro dos problemas que afligem a nossa sociedade, seja com temas polêmicos como estes, seja com outras situações como pobreza, discriminação social e racial, etc... E sabemos também que por mais trabalhos que a igreja faz, ainda tem gente que ousa dizer que Nós - que também fazer mos parte da igreja, então podemos dizer NÓS - não fazemos nada em favor dos mais carentes, vive de luxos, etc... coisas que não devem nem ser levadas em consideração, pois como diz Jesus.: "... eles (nós) não sabem o que fazem...".

Infelizmente, é uma realidade no Brasil, existem estados, cidades, paróquias, comunidades, que evitam falar desses tipos de temas, porque não acham necessário, ou até dizem que já vêem diariamente na TV, Internet, rádio sobre esses assuntos, que não é dever nosso. Além de ser dever é nosso direito abordar temas assim, porque estes FUTUROS LUTADORES DO REINO saberão lidar quando chegarem no "topo", ou quando se tornarem políticos, saberão defender aquilo que é correto, e não esquecerá do que aprendeu, pois, assim como na escola, a catequese educa para a fé, e a fé quando bem plantada dará bons frutos.

Se você conhecer alguma comunidade que precisa de ajuda para abordar temas como legalização do aborto, indiferença social, discriminação, desmatamento da natureza, etc... procure ajudar, pois o pouco que você passa é muito para o futuro deles tantos jovens que ali estão a espera de que lhes ensinem...

Assim diz a canção..."...mais como invocarão, aqueles que não creram, e como podem crer, se ainda não ouviram, e como podem ouvir, se não houver que pregue e como pregaram se não forem enviados...."

Nós que fomos enviados e vemos a situação do próximo, façamos o papel de pregadores para que tenhamos mais pessoas que acreditem de que podemos lutar por um mundo melhor.

Que Deus lhes abençoe!