Ao afirmarmos na crisma que aceitamos os dons do Espírito Santo, realizamos a promessa que devemos ser cristãos de atitude. Alias o nosso maior desafio, pois o nosso tempo nem sempre condiz com o que fazemos, se o nosso relógio tivesse 30 horas, com certeza pediríamos 40 horas diárias.
Mas não devemos culpar o nosso tempo, porque se o culparmos é melhor que apontemos o dedo para nós mesmos, que não sabemos com lidar com ele. Estar disponível é graça de Deus, maior ainda quando colocamos nossa disponibilidade à serviços dos irmãos.
Após na Crisma, normalmente a primeira tarefa do jovem é ingressar em um grupo de jovens de sua comunidade, para que ali, ele encontre responsabilidades e amor ao serviço da Igreja, e quando isso acontece o jovem sempre vai querer mais ajudar.
Depois de um período à frente com os jovens, o jovem, não mais “verde” na igreja, com experiência espírito de liderança, poderá “avançar para as águas mais profundas”. Encontrar-se com melhor pastoral que se identifique é sempre a melhor opção. Procure reavivar seus dons nela, para que o Espírito de Deus, aja em seu coração, e que possa levar a palavra de Deus em todo lugar. Eis alguns exemplos de pastorais:
- Pastoral da Catequese (Primeira Comunhão)
- Pastoral do Crisma
- Pastoral da Juventude (Grupo de Jovens)
- Pastoral dos Enfermos
- Pastoral Carcerária
- Pastoral da Família
- Pastoral Litúrgica
- entre outros.....
Procure se informar em sua comunidade, qual está disponível, e comece desde já, a sua presença é indispensável. Você sempre tem algo para pôr em serviço. Deus escolheu sempre os que pouco tinham ou nada possuíam para segui-Lo, os seus apóstolos são prova disso. “Pouco são os chamados, mas muitos são os escolhidos”.
Fonte.: www.catequisar.com.br