segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O Canto e a Música no Tempo do Ano Litúrgico

Joaquim Fonseca, OFM

O canto e a música devem expressar o mistério pascal de Cristo, de acordo com o tempo do ano litúrgico e suas festas. A seguir, breve orientação sobre o repertório litúrgico correspondente.

· Cantar o advento do Senhor

No início do ano litúrgico, ao longo de quatro semanas, a Igreja entoa um canto de esperança, àquele que está por chegar, o Príncipe da Paz, o Emanuel, Deus-conosco. Este canto, primeiramente entoado pelos profetas, João Batista e Maria continua ressoando no seio da Igreja que clama: “Vem, Senhor, nos salvar. Vem, sem demora, nos dar a paz”.
A gravadora Paulus registrou em dois CDs (Liturgia IV e VIII) o repertório para a liturgia deste tempo.

· Cantar o natal do Senhor

“Neste tempo cantamos o nascimento do Príncipe da Paz, com a euforia dos profetas e evangelistas de todos os tempos. E os pobres, ao nos ouvirem, acorrerão pressurosos até o presépio: É sobretudo para eles a boa notícia, embora seja de alegria para todos o povo” (Hin. Litúrgico - 1, introdução).
Os cantos para o tempo do natal encontram-se gravados no CD: “Litrugia – V”, da gravadora Paulus.
OBS: Não podemos deixar de resaltar, que depois de ter completado a sua coleção de cd´s liturgicos, a Paulus está mesclando os cd´s em especial os primeiros, pois aparentam está um pouco esquecidos pela comunidade que os ultiliza, conforme indicados no folheto do Semanário Liturgico - Catequético "O Domingo".