quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O que é o Natal para você?

Concerteza você já se deparou com essa pergunta ou até mesmo já lhe foi feita por amigos, professores, catequistas e até mesmo na televisão.
Mas será que conseguimos encontrar uma resposta concreta para está pergunta?
Na verdade podemos pensar em várias respostas que não deixão de ser erradas como:
* É tempo de esperar o nascimento do menino Jesus.
* Tempo de união com as familias.
* Tempo que anuncia a chegada de mais um ano e que já tenho muitos planos.
* Hora de pedir paz.
etc...
Mas será que o natal é só isso?
Mesmo estando ciente de que é um tempo em que todos podem perceber que: já está no fim de mais um ano, as pessoas estão enfeitando as suas casas, "aparenta-se" ter mais proximidades com familiares e amigos, e muitos outros, o comércio é um dos que apenas se preocupa em visar dinheiro, assim rápidamente percebemos que as ruas estão enfeitadas, na tv as propagandas são única e exclusiva de "promoções" ofertadas para que os consumidores sejam atraidos e possam enfim consumir.
É claro que não podemos agora, dizer que o único responsável por ainda não termos uma resposta concreta á pergunta seja o comércio. Mas, porque apenas neste período nossos familiares e amigos mais proxímos estão mudando os sentimentos e com expressões diferentes? Será que esta época do ano só serve para a "união"m ou que podemos considerar momento de reunião, com nosso amigos e familiares? A nossa unidade não deve acontecer durante todo o ano?
Infelizmente, o ser humano está de deixando levar por grandes ocupações como trabalho, escola, faculdades, festas e esquece de tudo e de todos quase todo o ano, e quando se dá conta que já é fim de ano, natal, começa a se preparar as festas natalinas com um grande banquete em que é o unico momento em que as familias ficam reunidas.
O sentido Familiar, seja no começo, no meio ou no fim deveria ser realidado sempre. Mais, ainda não é a nossa resposta a pergunta. Será que a paz no mundo só existe na noite do Natal? Será que é a única data dentro de um ano todo em que podemos saber que a paz existe? A paz não deve ser feita, fala, agida e trabalhada durante todo o resto da nossas vidas? Voltando ao ponto anterior, o ser humano é tão egoísta a tal ponto de que a caridade só acontece em um dia, mesmo sabendo que os que são ajudados precisão sobreviver muito mais que um dia. Pra quem vive no sofrimento e na luta pela sobrevivência em 364 dias, 1dia com ajuda em mantimentos é como chuva no sertão em 1 min.
O que temos que ser conciêntes é que durante os 365 dias de cada ano temos que fazer a diferença e não só fazer daquele único dia, dia de esmola. Que as nossas familias possam ter mais do que uma mera reunião anual e que sejam mais unidas ao amor familiar, assim podendo espalhar amor, união, fraternidades nos ambientes em que frequentamos. E que o comércio possa ver que muito mais que lucar o mais importante é o que caregamos no coração e a luta que conquistamos.
Por fim, que o renascimento do menino Jesus inspire a todos a fazer a diferença, ensine-nos a perdoar mais do que amar, lutar pela paz constantemente e fazendo que as familas possam ser mais unidas.
Que neste Natal você possa começar a pensar fazer a diferença nos proximos 365 dias de 2008.
E a resposta???
Tente fazer a diferneça que você à encontrará.
Carinhosamente,
Caroline Gadêlha