terça-feira, 3 de julho de 2007

VER-ILUMINAR-AGIR-CELEBRAR

BOM DIA...

Hoje, vamos conversar sobre um dos métodos que começou a ser usado quando lançaram o CR - CATEQUESE RENOVADA.

No documento 26 Catequese Renovada, foi lançado pela CNBB na 21ª Assembleia Geral em Itaicí -SP em 15 de abril de 1983, na qual ja fazem 24 anos de sua criação e modificações na nossa maneira de evangelizar nossos catequisandos.

As orientações catequéticas contidas nele foram inspiradas nos documentos da Igreja como.: Vaticano II, Medellín, Puebla, Evangelli Nuntiandi e Catechesi Tradendae.
Na qual foram uma resposta aos apelos do Papa joão Paulo II, na sua visita ao Brasil em 1980, quando dizia.: "A catequese é uma urgência. Só posso admirar os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência, fazendo da catequese uma prioridade." (Encontro com os Bispos em Fortaleza - 10/07/1980).
Percebendo as necessidades pastorais, obedecendo a vózdo Papa e depois de ter pedido a colaboração e as sugestões dos agentes de Catequese de todosos níveis, nasceu o Catequese Renovada, doc. 26.
§ 115. Naquela época já existia a preocupação com os métodos e maneiras que iriam ser preparados os encontros, então surgio um método de grande importancia que estava também no Documento de Puebla, o VER - JULGAR - AGIR, que leva a uma interação entre a experiênciade vida, ou a visão da situação histórica, de um lado, e a reflexão baseada sobre a doutrina da fé, do outro, a fim de gerar um praxe cristã. Um correto entendimento do método, ou seu aprofundamento do VER e que categorias humanas entram no momento da relfexão e da avaliação à luz da fé (o JULGAR).pág 43 CR.
Mas com o passar do tempo a palavra JULGAR já não estava sendo tratada como o proposto do CR, o novos catequistas que engressavam não conseguiam compreender o seria esse JULGAR, pois pensava-se que era preciso "julgar" como a propria palavra diz.
O Diretório Nacional de Catequese - DNC - foi solicitadop ela Sé Apostolica à Conferência Episcopal pelo Diretório Geral para a Catequese - DGC , 1997. Ele surge num momento importante em nossa Igreja. Primeiramente, com confirmação dos acertos na caminhada renovação da catequese, dede o Concílio Vaticano II em 1965, mas, especialmente, desde o Documento Catequese Renovada.
§ 157 O método ver, julgar, agir, por experiência e tradição pastoral latino-americana, tem trazido segurança e eficárcia na educação da fé, respondendo às necessidades e aos desafios vividos pelo nosso povo. Entre nós o termo julgar está sendo substituído por ILUMINAR. Nesse processo do ver-iluminar-agir acrescentaram-se o celebrar e o rever. Não são passos estanques nem seqüência de operações, mas trata-se de um processo dinâmica na educação da fé. Trecho retirado do DNC, pag. 106.
E são estes novos métodos que vamos trabalhar um a um nas proximas postagens.
Tenham todos uma terça maravilhosa e abençõada.
bj´s
;*