quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Sugestão para mês de setembro

Setembro, mês da Bíblia. Neste mês a Igreja celebra a Bíblia, a Palavra de Deus que nos conduz no caminho da salvação. Dentro do calendário litúrgico pastoral, este é um tempo para refletirmos sobre a Bíblia como fruto da inspiração divina e do esforço humano e a sua importância para nossa vida.

Nas nossas paróquias e comunidades, a Bíblia ganha um destaque maior nas celebrações e orações sendo reverenciada por conter a revelação do amor de Deus aos homens. Durante todo mês multiplicam-se os cursos e palestras sobre a Bíblia, sua origem, estrutura e relevância para o Povo de Deus.

Participar destas atividades é mais um passo no caminho da salvação em direção a santidade. Conhecer a Bíblia é conhecer e amar ainda mais a Deus. Nos textos bíblicos encontramos as verdades sobre o homem e constatamos a ação de Deus em nosso favor. Conhecer a Bíblia é participar do amor de Deus.

Informe-se me sua paróquia sobre as atividades que serão realizadas durante o mês. A Palavra de Deus é alimento que fortalece nossa fé e que propicia o amor.

Participe.
fonte: Catedral.org

Comentário
Mas, por a igreja dedicar um mês inteiro a concientização do uso da palavra de Deus, não quer dizer que só devemos pegar a nossa "bíblia empuerada" da estante e usar porque é setembro. Mais a igreja quer fazer de todos concientes e use-na durante todo o ano, assim como ela mesmo faz durante as celebrasções domicais e/ou semanais.
Existem algumas realidades, que variam de estado para estado e as vezes até de cidade para cidade dentro do mesmo estado, onde as comunidades usam um folheto dominical sugerido pela Paulus (clique aqui para ve-lo). É um folheto que contém apenas as leituras dominicais, sugestão de cantos liturgicos, comentários para cada momento, precese e a Oração Eucarística, afim de que todos os fiéis possam acompanhar cada momento da celebração e verdadeiramente participar. E como o proprio nome dele, O DOMINGO - semanário litúrgico-catequético, pois o mesmo sempre traz informações sobre acontecimentos da igreja, não deixando de ser um veículo de informação, conciêntização e catequético ensinando e repassando conhecimento a todos que o lêem.
É um folheto que chega para as paróquias e/ou dioceses atravez de assinatura. Ele não substitui o uso da bíblia, mas faz com que o católico leve-o para casa e possa fazer as leituras semanais na sua bíblia em casa.
Na minha diocese e paróquia adotamos este material por estar acessível a todos, pois não é impossível, mas também não é de costume levar a bíblia para a igreja. Já tentamos vários métodos, mas as pessoas não conseguem acompanhar as leituras porque perdem tempo procurando a passagem bíblia justamente por causa da falta da pratica e intimidade com ela.
Para as crianças, a mesma Paulus se preocupou em também fazer um folheto para trabalhar a celebração com os pequeninos (veja aqui o folheto).

Para trabalhar este mês de setembro na catequese, para crianças tem duas sugestões:

  1. Fazer dinâmica biblica;
  2. Fazer, a cada semana, a explicação das partes da biblia de uma forma bem ilustrativa e dinâmica;

A segunda sugestão também serve para trabalhar com os jovens e adultos.

Dica:

Com o isopor , o mais grosso que tiver, você tenta desenhar um formato de uma mini-bíblia, recorte e tente fazer os 73. A princípio todos estaram com a cor branco, ou seja, a cor do isopor. Então vc pinta de cores iguais somente os livros que pertencem a um determinado grupo, exemplo:

  • Pentateuco = cor verde
  • Livros Históricos = cor azul
  • Livros Sapienciais = cor rosa
  • Livros Profeticos = cor vermelho
  • Evangelhos = cor amarelo
  • Ato dos apostolos = cor roxo
  • Cartas de Romanos até Cartas de São Judas = cor marrom
  • Apocalipse = cor lilás

A cada explicação de um grupo de livros mostra apenas a cor referente, pode-se até montar uma mini-estante onde a cada localização de um grupo tenha uma plaquinha demonstrando claramente a todos que são cada. E apartir desta "brincadeira", pode-se criar gincanas, momentos de descontração, etc.

E quando for realizar a explicação de cada grupo, não é necessário fazer muita busca em internet ou em outros livros não, você tem um meio tão perto de conhecimento que acredito que nem imagine. Normalmente as nossas bíblias (depende de cada edição, Ave-Maria, Pastoral, CNBB, etc) antes de começar a introdução de um livro tem um texto explicativo histórico-teologica que informa ao leitor o fundamento de cada livro e sua importância.

Na turma de jovens e adultos, é importante falar para eles que "aqueles livros" de folha amarela, não é considerado uma "bíblia" por faltar 7 livros, o que é mais importante ainda é concientiza-los e fazer com que eles adquirem uma bíblia de edição católica.

Para mais informações sobre este tema podem me contatarem no e-mail: formadora_de_catequistas@hotmal.com podem ficar avontade para me adcionarem.

Um forte abraço a todos!