segunda-feira, 30 de julho de 2007

Doutrina Católica - CONHEÇA A DEUS

A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO



A religião não pode ser desligada das outra ciências, porque todas refletem algo da Verdade e Sabedoria de Deus. A Verdade, a beleza, a bondade se encontram na física, história, geografia, matemática, vem da mesma Fonte.
É preciso que saibamos estabelecer relações – todas as coisas são ligadas - , e a Religião é a grande unificadora.
Se por estudar medicina um homem torna-se irreligioso (ateu), é porque, além de não entender o Catecismo, não entendeu a medicina, pois, se ele tivesse penetrado no seu mistério, na maravilha do corpo humano, na miséria e grandeza da doença, no desafio que há na vida e na morte, a medicina o ajudaria a encontrar o Autor da Vida.
"A falsa ciência nos afasta de Deus, mas a verdadeira ciência nos aproxima Dele".



Ótimo início de semana!

Mensagem do dia!

DEPENDÊNCIA DE DEUS


Um certo Senhor, acompanhado por sua filhinha, ia subir uma montanha muito alta. Sugeriu que a menina fosse na frente e ele atrás.

Ela começou a subida com muito entusiasmo, pois queria mostrar ao pai como era forte e capaz.

O caminho, porém, tornava-se cada vez mais íngreme e difícil e a menina por isso, caía de vez em quando, mas porque era corajosa, levantava-se e punha-se novamente a subir.

Os espinhos lhe rasgavam a roupa e as carnes, mas mesmo assim, continuava a subir.

Finalmente não pôde subir mais e levou um tombo cruel. Então chorando se virou para o pai.

Ele a tomou nos braços e a levou assim até o cume. Nunca ele esperava que ela subisse sozinha.

Deus não quer que subamos a montanha da vida a sós. Toda a nossa experiência nos ensina que temos um grande amigo invisível, mas muito real, que espera o momento em que nós cônscios da nossa fraqueza, nos voltemos para Ele, em busca da proteção e auxílio que Ele nos quer dar.

Autor Desconhecido


Este slide foi feito com carinho para cada um dos meus amigos virtuais e reais que estão presente na minha vida com sua alegria e boa vontade.

Fonte.: http://www.catequisar.com.br/


Se quiser ter essa mensagem em formato PPS basta clicar aqui.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Sugestão da semana...

Cantar na catequese e na liturgia

Se a caminhada de fé se dirige ao ser humano na sua totalidade e não apenas à inteligência, a música pode dar um contributo fundamental nas sessões de catequese. "Todas as cordas do ser humano são tocadas no acto de cantar" (Stanislas Lalane, Jouez et chantez, in Catéchèse, 5). O canto, especialmente o canto em conjunto, "exige e opera um investimento de todas as capacidades do ser humano: o corporal, o cerebral, o sensível, o emocional, o irracional, o simbólico" (Claude Duchesneau).

Além disso, "no acto de cantar, como no acto de fé, o ouvir tem prioridade em relação ao compreender" (Jean-Yves Hameline, Acte de chant, acte de foi, in Catéchèse, 43). A fé passa pelos sentidos e, de modo especial, pelo ouvido. O canto existe para ser vivido, mas não chegará a sê-lo se não for ouvido.
Não se canta, na catequese, como na liturgia, para manter as crianças sossegadas, embora isso possa ser um efeito desejável. Canta-se porque os melhores sentimentos transbordam em poesia, porque o ritmo ajuda à memorização, porque a melodia envolve numa experiência de Deus.

O canto parte da experiência humana e deve fecundar a experiência humana, recordando o compromisso e o sentido de missão. Enquanto parte integrante da liturgia e da catequese, o canto educa as crianças e alimenta a sua fé. Os catequistas não devem, por isso, escudar-se na falta de ouvido para nunca oferecer música às crianças. Podem, ao menos, recorrer às gravações disponíveis.
A liturgia não é catequese, nem para as crianças, nem para os adultos. Há que ser prudente para que a liturgia não se transforme em catequese. Se a catequese é essencialmente aprendizagem, a liturgia é essencialmente oração, súplica e louvor. Entre os cânticos para a catequese e os cânticos para a liturgia, há diferenças que lhes vêm da própria finalidade. O canto catequético é mais da ordem da aprendizagem; o cântico litúrgico é mais da ordem da celebração e do louvor. O canto catequético é pedagógico; o canto litúrgico é mistagógico.

O canto catequético o está ao serviço da caminhada de fé, colocando a criança numa relação de amor a Deus e de compromisso com os irmãos; e o canto litúrgico, não aprofunda também ele a fé? Todavia, o canto litúrgico e o canto catequético não são estanques. A catequese conduz à liturgia e a liturgia remete para a catequese. Na catequese também se ora, e na liturgia também se aprende.




Sugestão de canto na catequese...
Sementinha 03 - Pequenos Cantores do Santuario Edwiges
Pequenos Cantores do Santuario Edwiges
Deseja comprar, clique aqui

Tenham um ótimo fim de semana!

O que o DNC nos fala...

Capitulo Segundo

A catequese na missão evangelizadora da Igreja

"Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!" (Mc 16,15)


1. FÉ SENTIDO DA VIDA

§ 15. Em nossa existencia, procuramos o sentido da vida. o que significa ser pessoa humana, viver muitos ou poucos anos? O que estamos fazendo aqui? De onde viemos? Para onde vamos? Essas e outras perguntas existenciais são um ponto de partida e de continua referencia na catequese. Da capacidade de se levar em conta essas perguntas depende a relevancia da catequese para as pessoas às quais se destina. A busca de Deus na história da humanidade se enraiza nas perguntas que as pessoas fazem quando se inquietam sobre a vida, o mundo. A fé Cristã nos faz reconhecer um proposito na existencia: nao somos frutos do acaso, fazemos parte de uma história que se desenrola sob o olhar amoroso de Deus.
§ 16. É algo de extraordinário o fato de Deus, transcendente e onipotente, querer comunicar-se como os seres humanos. De muitas maneiras Ele, no passado, falou a nossos pais na fé. De um modo perfeito e definitivo revelou-se plenamente em Jesus Cristo (cf Hb 1,1-2). HOje Ele continua a se fazer presente em nossas vidas: sua palavra se encontra nas Sagradas Escrituras, na Igreja, na LIturgia, nas pessoas, nos acontecimentos. "Cristo está sempre presente em sua Igreja, e especialmente nas ações liturgicas. Está presente no sacrificio da missa, tanto na pessoa do ministro, pois aquele agora se oferece pelo ministério sacerdotal é o mesmo que, outrora, se ofereceu na cruz, como sobretudo espécies eucaristicas. Ele está presente pela sua virtude nos sacramentos, de tal modo que, quando alguem batiza, é o proprio Cristo quem batiza. Está presente na sua palavra, pois é ele quem fala quando na Igreja se lêem as Sagradas Escrituras. Está presente, por fim, quando a Igreja ora e salmodia, Ele que prometeu: 'onde dois ou tres estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles' [Mt 18,20]. (SC 7; cf DV 4).
Para entender.:
DV: CONSTITUIÇÃO DOQMÁTICA DEL VERBUM DO VATICANO II sobre a revelação.
SC: CONSTITUIÇÃO SACROSANCTUM CONCILIUM DO VATICANO II sobre a liturgia.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Especial... vale apena participar!!!

Concurso Universo Catequista
Este concurso será realizado a partir da parceria feita entre as comunidades:‘Arquivos do Catequista’ e ‘Dou Encontros de Catequese.’ do orkut(veja o link delas no fim desta página).

Como funcionará?
A partir dos temas:
# Os 10 Mandamentos: compromisso da aliança com Deus;
# Os sacramentos: sinais de vida humana, e
# Maria,Mãe e Mulher.

Os catequistas montarão uma estrutura de encontro de 1ª Eucaristia.
O encontro montado deverá conter:
* Ambientação
* Acolhida
* Oração inicial
* Aprofundamento
* Dinâmica
* Atividade de fixação
* Oração Final

Os catequistas enviarão os encontros para o e-mail: concursouniversocatequista@yahoo.com.br
O e-mail deverá conter também:
* O nome do catequista
* O e-mail (caso aquele não seja o seu)
* A comunidade, paróquia e a cidade em que atua.
* Um pouco de sua história como catequista (como o tempo que tem de catequese, como passou a fazer parte da pastoral).

Os encontros serão recebidos até o dia 04 / 08 / 2007. No fim deste prazo, os encontros serão postados nas comunidades, como fóruns e será criada em cada comunidade uma enquete, para que sejam votados ali os encontros postados na comunidade. A enquete estará aberta até o dia 27 / 08 / 2007. No fim deste prazo a enquete será fechada, e os vencedores serão aqueles que tiver mais votos (1º colocado por tema de cada comunidade).
O resultado será divulgado no dia do catequista.

A Premiação
Os catequistas que elaborarem os melhores encontros com os temas propostos acima terão acesso á uma ótima apostila (criada exclusivamente para o concurso) que será enviada por e-mail. Ao todo serão premiados 6 catequistas.
Mas, atenção!
* Se forem recebidos dois ou mais encontros com a mesma estrutura de pessoas diferentes, os dois encontros serão anulados do concurso.
* O catequista deverá obedecer rigorosamente os critérios acima citados e procurar não fugir do tema proposto e do seu objetivo como Encontro.
*Disponibilizamos 3 temas,do qual cada catequista escolherá apenas 1 para desenvolver seu Encontro.

...A premiação,como já foi citada no texto explicado acima,será uma apostila exclusivamente criada para este concurso, que terá no seu conteúdo:
*Dinâmicas Diversas;
*Desenhos Bíblicos;
*Gincanas Catequéticas;
*Atividades;
*Artesanatos;
*Dobraduras;
*Peças Teatrais Cristãs e
*Instruções Básicas para Catequistas.

O material é muito bom e "valioso". Está sendo muito bem confeccionado para este concurso. Então catequistas, mãos a obra e deixem suas imaginações fluirem e preparem um maravilhosos encontro para adquirir este ótimo material!

Qualquer dúvida sobre o Concurso ou mais informações,deixe um recado nos tópico das comunidades citadas.

Boa sorte!

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Atenção!!!

Caros amigos catequistas!

Venho aqui com o intuito de prepara-los, pois o mês de agosto está iniciando, e a igreja festeja o mês das vocações. Mas o que é vocação?
É só para os padres e freiras este mês?
A quem mais a igreja festeja?

Essas e outras perguntas nós responderemos quando o mês iniciar, trazendo para vocês um pouco da história de cada vocação com entrevista aos festejados.
Fiquem atentos, pois este material do mês de agosto será de muita importância para o enriquecimento da sua catequese.

E divulguem aos seus amigos que também são catequistas, para ver o nosso material, preparado com muito carinho. Vocês também já podem antecipar perguntas que desejam fazer aos nosso entrevistados, ou mesmo depois que a reportagem for publicada. Basta mandar um e-mail para formadora_de_catequistas@hotmail.com com o assunto: Mês vocacional.

Sejam curiosos...Aguardo o seu contato!!
beijos!

A dinâmica é...

Amar os inimigos

Ideal para está semana pois hoje é dia do amigo!

a) Para ler: Mateus 5 , 44 - 48

b) Para conversar
1.
Qual é a diferença entre amar e gostar?

2. Jesus mandou que amássemos ou gostássemos dos outros? Por quê?

3. "O ódio nunca vai ser uma atitude abençoada por Deus." Comente.

c) Para saber
Amar é tratar bem as pessoas mesmo que não gostemos delas, dando-lhes comida ou atenção ou o que precisarem. Deus ama a todos indistintamente e por isso devemos também amar a todos, sem exceção. Isso é o que diferencia os cristãos de outros tipos de pessoas: os cristãos amam não apenas os amigos, mas também os inimigos.
Deus faz cair chuva tanto na plantação dos bons, como na plantação dos maus. Somente Deus pode julgar as pessoas, se fizeram isto ou aquilo por maldade ou por ignorância. Somente Deus nos conhece bem. Nunca devemos desprezar ninguém. Ele não mandou que gostássemos das pessoas. Nem Jesus gostava de todos: vivia repreendendo os fariseus. Mas amava a todos, e mandou que também nós amássemos a todos.
Amar nem sempre é fazer o que o outro gosta. Se alguém é criminoso, por exemplo, precisa ser preso para não fazer mal a mais niguém. Mas não podemos odia-lo. Talvez se tivesse vivido uma vida melhor, familiar, de carinho e afeto, nunca tivesse cometido tal crime. Se ele tiver fome, é preciso dar-lhe de comer.
Quando o filho faz traquinagens, a mãe o repreende e até lhe dáu m pequeno castigo. Ela faz isso porque o ama e quer que ele melhore.
"Mais vale um prato de verduras dado com amor que um boi gordo dado com ódio" (Pr 15, 17).

d) Para viver

Se você tiver algum inimigo, procure antes saber se não é devido a algo maldoso que você fez. Se foi culpado, é seu dever pedir desculpas, para que o mal-entendido se desfaça.
Procure preceber algumas qualidades no inimigo. Muitas vezes o que você conhece dele deriva apenas de fofocas e preconceitos dos demais. Nunca se fixe na primeira impressão em relação a uma pessoa; procure conhecê-la melhor.
Precisamos abolir de nossa vida os sentimentos negativos e rancorosos. Devemos abraçar e guardar somente os sentimentos positivos de amor, alegria, paciência, misericórdia, caridade.
Se não pudermos amar as pessoas por causa das maldades que praticam, que possamos amá-las ao menos por serem pessoas humanas, templos do Espírito Santo, filhas amantíssimas de Deus, redimidas por Jesus Cristo. Amemos as pessoas, e não os pecados que fazem. É o que se chama "Amor exigente": "Gosto de você, mas não gosto do mal que você faz".

e) Para fazer

Faça uma lista dos seus inimigos e escreva os motivos dessas suas inimizades, e veja se não tem jeito de melhorar.

f) Para rezar
Senhor, / perdoai nossos pecados/ como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,/ e que amemos todas as pessoas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Sugestão do site catequisar.

Sugestão para semana do mês de julho/2007.

Pagar ou não pagar o dízimo?

Essas expressões fazem a Igreja cheirar comércio e fazem mais mal do que bem.

Ninguém tem de pagar; o dízimo é uma contribuição generosa feita por quem tem consciência e percebe que ele é responsável pela manutenção do culto e pelo crescimento de sua comunidade. Então essa pessoa assume a comunidade e passa a ajudar com seu trabalho e economicamente.

O dízimo tem base na Bíblia. Há referências que estão ligadas à manutenção dos levitas e sacerdotes e do Templo de Jerusalém. É uma pena que hoje o dízimo seja levado mais para essa direção, porque ele teria muito mais força se fosse orientado para o social na comunidade. E aqui ficam o grande problema e uma pergunta: "O que realmente se faz com o dízimo em nossas paróquias? Há uma prestação de contas à comunidade?".

Há muitos outros meios de prover a manutenção e o crescimento das comunidades; há outras formas de sobrevivências. Por isso a sabedoria da Igreja diz : "pagar o dízimo segundo o costume". Não sei se devíamos fazer um cavalo de batalha dessa questão. Jesus chama a atenção dos fariseus sobre a preocupação exagerada com o dinheiro. A prática de Jesus é a misericórdia e a justiça.

Compreendemos que sem dinheiro fica difícil organizar os trabalhos na comunidade. Mas reconhecemos que há muitos outros meios que vemos na sociedade leiga e que funcionam bem e não são odiosos.

Não pregamos contra o dízimo. Achamos que é um caminho de participação, por isso cada um deveria contribuir conscientemente; é uma forma de partilha e de solidariedade, mas não se pode radicalizar. Deviam ser mais divulgadas a pastoral do dízimo e uma dedicação em formar as pessoas.

É muito mais religião uma contribuição consciente que dispensaria taxas e pró-labore, bem como as paróquias poderem manter certas obras sociais que supririam as deficiências da sociedade leiga.

Não podemos nos esquecer da viúva que colocou no tesouro do Templo algumas moedinhas. Na verdade colocou mais que todos, pois depositara no tesouro do Templo tudo o que ela possuía.

Continua sempre verdade que o que sobra para nós pertence aos pobres. A comunidade nos chama para uma vida de comunhão e participação. Dízimo não é esmola, mas minha participação na vida da minha Igreja.

Texto extraído do Livro: Religião também se aprende
Padre Hélio Libardi (editora Santuário)

terça-feira, 17 de julho de 2007

Santo do dia...

Santo Aleixo

Todos os santos da Igreja chegaram ao Céu, e por isto nos altares, devido grande renúncia de si mesmo; sendo assim disse Santo Tomás de Aquino: a renúncia tira todos os obstáculos para a caridade e a graça de Deus. Desta forma contemplamos o santo de hoje, Santo Aleixo, que alcançou a santidade somente a partir da radical renúncia de sim mesmo.

Santo Aleixo nasceu em Roma no ano de 350 e morreu no início do século V; filho de um Senador, pertencia a uma das mais ricas famílias, por isso esta chocou-se profundamente quando depois de casar-se obrigado, Aleixo desejando santidade fugiu na mesma noite para o Oriente. Optando pela radical pobreza, instalou-se em Edessa e passou a viver como mendigo e penitência.

Sobre Aleixo conta-se que pela salvação das almas, sofreu tanto que ao para Roma e apresentar-se transfigurado na casa do pai disse: "Tende compaixão deste pobre de Jesus Cristo e permiti-me que me aloje em algum conto do palácio". Não sendo reconhecido, Aleixo foi acolhido e maltratado pelos criados até a morte; por parte dos pais, eles somente o reconheceram porque na mão este homem de Deus - como era conhecido - trazia um pergaminho comprovando sua identidade, a qual havia diminuído ao máximo, a fim de que o Cristo aparecesse.


Santo Aleixo, rogai por nós!

Fonte.: www.cancaonova.com/portal/canais/santodia

Tenham todos uma ótima terça!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Canto, mais do que palavras.

Para nos encontrarmos realmente com a beleza, precisamos de tempo e disponibilidade. E a beleza pode abrir-se, como janela, caminho e ponte. Linguagem universal (nasce com os homens enquanto seres aptos para cantar e tocar), a música é um veículo natural de comunhão entre pessoas.

Nela se une a diversidade dos povos, raças, sexos, idades, condições, temperamentos e línguas.

Cantar é tão gratuito e natural como amar. Não pertence à ordem da necessidade, da eficácia, da rentabilidade, mas da gratuidade e da entrega. A voz não é instrumento que se possa comprar ou vender: é-nos dado como dom, mas torna-se conquista na medida que se desenvolve a técnica vocal.

Foi dito: "quando falo, digo o que penso; quando canto, digo o que sinto". O aforisma é questionável; todavia, é verdade que através da música podemos revelar o que pensamos e sentimos a um nível diferente da linguagem falada. Desde os primórdios da Igreja, os missionários entenderam o papel crucial do canto na evangelização e no louvor. Não se pode cantar com verdade o Pai-nosso sem perdoar os irmãos, não se pode dizer "ouvi-nos, Senhor", sem humildade, não se pode cantar "O amor de Deus repousa em mim" sem um coração dócil.

Os cânticos e canções aprendidos na infância perduram ao longo da vida. São uma arte de operar em conjunto, gerando comunhão. Nesse sentido, não é essencial que todos cantem perfeitamente afinados; mais importante do que isso é que o canto colectivo exprima as vivências do grupo e das pessoas. Perante as dificuldades que, por vezes, as crianças experimentam em partilhar com os pais, o canto em conjunto é uma forma de colocar os pais em presença do que o grupo vive.

O canto é um elemento insubstituível na catequese e na liturgia. "O ritmo e a melodia ajudam à memorização de um texto" (E. Uberall, Chanter avec les enfants, in Signes Musiques 37, 4). Todos os manuais do percurso catequético sugerem um complemento musical, com gravações e cadernos. "O canto educa a fé" (A. M. AITKEN, Un répertoire de chants en catéchèse, in Église qui chante 252 (1990) 13).

O texto é memorizado através do ritmo, da melodia, da rima, das palavras ou ideias que se repetem, da sequência lógica das afirmações. A rima cruzada, (ABA'B', ou ABCB') tão importante na poesia popular, e a organização do poema em versos regulares de 7 sílabas (chamado redondilha maior), ajuda à memorização do texto. É o caso do cântico de Teodoro Dias de Sousa "A família de Jesus / é quem ouve o que Ele diz. / Quem fizer como ele fez, / viverá sempre feliz!"

Assim, "o canto é um modo privilegiado de dizer um texto." (Isabelle Schiffman, Chanter avec les enfants, in Catéchèse 113 (1988) 59). Daí que não se possa cantar qualquer coisa. A uma pergunta de um membro de um coro de aldeia, um sacerdote que ia presidir à celebração respondeu um dia: "cantem qualquer coisa, desde que não seja a vareira!" Descontando o sentido de humor da resposta, a verdade é que existe muitas vezes uma conceição do canto como algo muito secundário e ornamental.

A selecção dos repertórios de canto deve colocar questões como esta: o texto possui boa qualidade literária, é rico em linguagem simbólica? Na relação texto - música, as sonoridades e rimas são naturais ou forçadas? A passagem de uma estrofe a outra está bem construída? O conjunto da melodia combina com o "tom" do texto? A memorização é fácil? No que se refere aos conteúdos da fé, Deus é apresentado de forma coerente com o que se apresenta da catequese?

Há cânticos cuja mensagem é de compreensão imediata ("Deus gosta de ti muito mais que possas imaginar"); outros apresentam uma feitura poética simples ("Eu sou uma carta escrita por Deus pelo poder do Espírito"); outros têm uma mensagem mais complexa de inspiração bíblica ("A semente é a tua palavra, senhor").

A componente textual é muito importante e deve adaptar-se à psicologia da criança. Simplicidade não é simplismo, infantilidade não é infantilismo. A linguagem deve ser adaptada às crianças, mas não pueril. Um texto pode ser simples, ter qualidade poética e riqueza simbólica, apontando o Mistério de Deus que não se reduz às palavras. O vocabulário não tem que ser todo da idade das crianças: os mais novos também são capazes de aceder à dimensão poética e à riqueza simbólica dos cânticos. Mais do que explicar racionalmente, o canto abre portas ao Mistério.

Texto/ Fonte.: http://www.meloteca.com/artsacro-cantar-com-as-criancas.htm

Sugestão para cantos na catequese.:
Sementinha 1 e 2
Coral Eco
Maria Sardenberg
Pequenos Cantores de Apucarana
Disponível no site.: http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheProduto.aspx?IDProduto=2807

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Edição especial...

Há alguns dias que não publico as informações da nossa programação do blog, porque estive conversando com algumas amigas catequistas de outros estados de como andam a formação, eventos e acontecimentos em suas realidades locais, na qual faço questão que sejam apresentadas aqui, porque como afirmo na nossa apresentação do blog, ele não é meu o blog é nosso.
E sendo nosso, poderemos colocar quaisquer informações e conhecer as suas relidades locais, o que esta acontecendo no Brasi e no mundo.
A minha amiga Cristina Campanha da cidade de Valparaiso no Goias catequista de Crisma, me informou de um formação de catequistas na qual ela participou na sua paróquia nos ultimos dias 30/06 e 01/07 em que o tema era sobre Bioética e a Espiritualidade do Catequista. Então fiz uma entrevista a ela sobre o assunto para que vocês possam estar por dentro do que as outras localidades fazem para que seus catequistas estejam atualizados e renovados.
Entrevista feita 10/07 as 20:00 pm.
Este formato são as perguntas feitas por mim.(Caroline Gadêlha)
Este formato é as respostas consedidas pela Cristina.
Conte-me resumidamente como foi esse encontro?
Foi assim: quem sou eu, quem e Deus para mim, Qual e a minha relação com Deus, somos chamados a ser profeta, qualidades do catequista, como foi o seu chamado para ser catequista, etc.
Esses foram sobre a espiritualidade. E de Bioética?
Bioetica foi um bate papo sobre o assunto atual aborto ,celulas tronco para que possamos estar preparados para explicar aos nossos catequisandos.
Quantos dias foram? E como foi trabalhado esses dias, porque provávelmente tinha muitos catequistas.
Foram 2 dias das 8,00 as 18,00 horas sábado e domingo, 30 de junho e 1 de julho, aqui foi dividido por setor pois a diocese tem muitas paroquias.
E como foi o dia de sábado, 30/06? Tinha momentos de descontração, como cantos, dinâmicas, brincadeira? Porque assim como na catequese temos que fazer com que os catequistas também participem dos encontros atentamente.
No dia 30 falamos mais do nosso ser catequista como foi nosso chamado, a nossa relação com os outros catequista, a relação com a familia do catequizando e a nossa relação com DEUS, a preocupação de como estamos anunciando a palavra. Sim, a dinamica era falar as tuas qualidades, a irmã passou uns bonequinhos numa arvore ai nos tinhamos que dizer qual deles nos estavamos dentro da catequese é muito interssante e com musica diversas.
Quem foram os palestrantes e instrutores do encontro?
Foram as Irmas Oblatas e dois padres locais.
E como foi o domingo, 01/07?
No domingo foi dividido entre a liturgia e a bioetica.
Eu particularmente, gosto de falar sobre liturgia, então sobre o que falaram para vocês da liturgia?
Explicaram de como a liturgia é dividida em 3 tempos ciclos, da Páscoa, ciclo do Natal e Tempo Comun e também das solenidades e festas, falaram das cores liturgicas e por fim as partes da missa.
A bioética quase não falamos muito deixamos para o proximo que será em dezembro. Mais falamos sobre atualidades que esta acontecendo, eles deram recorte de jornais e fizemos 7 grupos e cada um escolheu uma reportagem para falar tinha aborto, corrupção e os temas atuais.
E para finalizar, seu comentário do encontro?
Foi muito bom.

Mostram-nos uma oração do catequista ideal:

1- Não pode ser o dono da verdade nem do saber
2- N ÃO PODE CONFUNDIR encontro de catequese com aula de catecismo
3- tem que arranjar tempo e disposição para participar dos encontros preparação e planejamento
4- e uma pessoa que reza com os demais catequistas
5-e uma pessoa que estuda e refete, participa dos cursos , busca contante atualizaçãoes
6- cultiva o espirito de equipe
7-e uma pessoa pontual
8- não tem o direito de perder a paciencia
9- procura sempre dar apoio e conviver com os colegas de pastoral
10- procura fazer todo o possivel para não prejudicar o andamento da familia
11- tem estima sagrada pela igreja pela BIBLIA PALA EUCARISTIA



Obrigado Cris, por compartilhar conosco esse evento maravilhoso!!
Tenha todos uma ótima Quinta.
Quem mais desejar partilhar conosco seus eventos e acontecimentos locais, pode ficar avontede e enviar um e-mail para formadora_de_catequistas@hotmail.com que terei o maior prazer e alegria de publicar.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Cantos para a Catequese...

Quando falamos de catequese, lembramos de o quanto ela mudou, está mais dinâmica, conversamos sobre varios temas, cantamos, brincamos, etc.


Mas infelizmente é uma realidade de nossas catequeses no Brasil, que a dificuldade maior de muitos catequistas, aqui na minha diocese e em outros lugares que conversei com catequistas, é de se ter dinâmicas e cantos.



Estes dois pontos, são essenciais para a catequese, catequese sem canto e sem dinâmica não é catequese.



O canto na catequese é importante, e assim como dizem alguns liturgos.:"quem canta reza 2 vezes".



E assim também tem que ser na catequese. Os cantos escolhidos para a catequese podem ser cantos de descontração como aqueles do Pe. Marcelo Rosse..."esguei as mãos, e dai glória a Deus..." até nas missas, é claro, seguindo tudos os ritos liturgicos.



Numa missa em que a catequese de crianças, é responsável, é importante que se cante cantos de crianças, mais como falei, que esteja dentro da liturgia. A comunidade Canção Nova, tem um programa para crianças que se chama Cantinho da Criança, e esta equipe de catequistas e catequisandos laçaram um cd especialmente para as missas das crianças, mostrando a importância as crianças de Jesus na eucaristia atravéz de canções que os agradam, alegram e fazem meditar. O nome do cd é "A festa maior".

Porque a festa maior?

A nossa missa, em especial para crianças, tem que ser uma festa, alegre e envonvente ao verdadeiro dono da festa que está presente na Eucaristia, que é Jesus Cristo.




Sugestão.: Esta é a capa do cd em que você pode adiquirir no Shopping Canção Nova: http://shopping.cancaonova.com/?acao=DT&prod_id=48824

Mas aos que não poderem comprar, peço que encaminhem um e-mail para formadora_de_catequista@hotmail.com com o assunto musica infantil e te mostro como adquirir estas músicas.



Na próxima semana darei mais sugestões de cantos infântis.

Para conhecer melhor a história do Cantinho da Criança acesse o link.: http://blog.cancaonova.com/cantinho/sobre/

Fiquem atentos!!!!


Beijos!

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Mensagem do dia!


"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida."








Hoje é seu dia de ser Verdadeiro






Tudo o que é real e que tem existência está ancorado na verdade. Dez pessoas podem olhar para uma mesma coisa e vê-la de diferentes ângulos, porém é a totalidade e a integridade daquilo que existe que o torna verdadeiro, e não a forma como é visto. Somos seres cuja verdade está ancorada na mais pura fluência da energia divina; quanto mais permitimos que essa energia nos vivifique, mais a verdade se manifesta em nossas vidas.





Tenham um ótimo fim de semana!!!





Fonte.: http://www.portalangels.com/









O que o DNC nos fala...

Método VER

§ 158. VER.: É um olhar crítico e concreto a partir da realidade da pessoa, dos acontecimentos e do fatos da vida. A catequese motiva os catequizandos a conhecer e analisar criticamente a realidade social em que vivem, com seus condicionamentos econômicos, sócio-culturais, políticos e religiosos. É necessário que o próprio catequista tenha uma formação contínua, para que se habitue a fazer análise de conjuntura e sensibilizar-se com os problemas da realidade, descobrindo os sinais dos tempos. O ver cristão já traz em si a iluminação da fé.

Quando tratamos do tema, VER, assim descrito acima, ele aborda tanto o ponto sócio-econômico quanto o religioso. Não é porque estamos dando catequese, falando de Deus, de suas obrar, que agora vamos "fingir" que a nossa vida, nossos trabalhos, o irmão sofrido e necessitado e a sociedade não importam. Temos que a cada encontro de catequese, seja ele para crianças, jovens ou adultos fazer-los conscientes de que os problemas sociais também fazem parte da igreja, pois a igreja é composta de homens que tem uma história de vida sofredora e que conseguiram conquistar seus objetivos.

Assim também temos como exemplo a própria luta da igreja contra aqueles que tentaram destrui-la, e mesmo assim nunca desistiu lutou e conseguiu estar de pé, até mesmo porque o próprio Cristo falou.:"... as portas do inferno não prevaleceram..." esta é uma das frases, dentre tantas, mais lindas que Jesus deixou-nos de herança, até mesmo como promessa para a sua Igreja. Percebemos concretamente, nos vestígios que os livros de história contam nas escolas e que mesmo assim se mantém em pé.

Então ela, quer também ser a "entro mentida", como dizem alguns políticos que apoiam a lei no Brasil para que o aborto seja legalizado, ela é e não nega que tem que estar também dentro dos problemas que afligem a nossa sociedade, seja com temas polêmicos como estes, seja com outras situações como pobreza, discriminação social e racial, etc... E sabemos também que por mais trabalhos que a igreja faz, ainda tem gente que ousa dizer que Nós - que também fazer mos parte da igreja, então podemos dizer NÓS - não fazemos nada em favor dos mais carentes, vive de luxos, etc... coisas que não devem nem ser levadas em consideração, pois como diz Jesus.: "... eles (nós) não sabem o que fazem...".

Infelizmente, é uma realidade no Brasil, existem estados, cidades, paróquias, comunidades, que evitam falar desses tipos de temas, porque não acham necessário, ou até dizem que já vêem diariamente na TV, Internet, rádio sobre esses assuntos, que não é dever nosso. Além de ser dever é nosso direito abordar temas assim, porque estes FUTUROS LUTADORES DO REINO saberão lidar quando chegarem no "topo", ou quando se tornarem políticos, saberão defender aquilo que é correto, e não esquecerá do que aprendeu, pois, assim como na escola, a catequese educa para a fé, e a fé quando bem plantada dará bons frutos.

Se você conhecer alguma comunidade que precisa de ajuda para abordar temas como legalização do aborto, indiferença social, discriminação, desmatamento da natureza, etc... procure ajudar, pois o pouco que você passa é muito para o futuro deles tantos jovens que ali estão a espera de que lhes ensinem...

Assim diz a canção..."...mais como invocarão, aqueles que não creram, e como podem crer, se ainda não ouviram, e como podem ouvir, se não houver que pregue e como pregaram se não forem enviados...."

Nós que fomos enviados e vemos a situação do próximo, façamos o papel de pregadores para que tenhamos mais pessoas que acreditem de que podemos lutar por um mundo melhor.

Que Deus lhes abençoe!

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Evangelho do Dia - 04/07/07

Jesus cura dois homens dominados por demônios
Mt 8, 28-34
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- Proclamação do Evanvelho + de Jesus Cristo segundo São Marcos.
- Glória a vós Senhor!
Quando Jesus chegou à região de Gadara, no lado leste do lago da Galiléia, foram se encontrar com ele dois homens que estavam dominados por demônios. Eles vinham do cemitério, onde estavam morando. Eram tão violentos e perigosos, que ninguém se arriscava a passar por aquele caminho. Eles começaram a gritar: - Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo? Acontece que perto dali estavam muitos porcos comendo. E os demônios pediram a Jesus com insistência: - Se o senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos! - Pois vão! - disse Jesus. Os demônios foram e entraram nos porcos, e estes se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós Senhor!

Comentário do Evangelho
Jesus libertador

Mateus reproduz aqui uma narrativa de milagre que Marcos já incluíra em seu evangelho, alguns anos antes. Embora mencione dois possessos, e não um, Mateus resume a narrativa de Marcos e a inclui no bloco de dez milagres, em seguida ao milagre da tempestade no mar acalmada. Com estes milagres, Mateus prepara o envio dos Doze e o discurso missionário. Enquanto em Marcos a narrativa destaca a dimensão libertadora de Jesus ante os vários sistemas opressores, tanto na área de influência judaica como em território gentílico, em Mateus o destaque é o grande poder de Jesus. O seu poder é sobre a natureza e sobre os demônios. Assim revestido de poder, Jesus é apresentado com os traços do messias esperado pelo judaísmo. Percebe-se, assim, as diferenças de enfoques sob os quais é visto: por um lado, Jesus libertador e amoroso, por outro lado, poderoso.

Fonte.:
A bíblia no dia-a-dia 2007.
Comentários bíblicos de José Raimundo Oliva.

Obs.: O site da cnbb está em reforma.
Visitem a comunidade do Orkut Evangelho do Dia.: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27518672

terça-feira, 3 de julho de 2007

Santo do Dia...

São Tomé, 03/07

Neste dia festejamos a santidade de vida do apóstolo que não chegou até o Céu pelas suas limitações - como acostumamos firmar ao chamá-lo de incrédulo - mas sim por ter sido atingido pela ilimitada misericórdia do Senhor.
São Tomé apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo era o mais "teólogo" dos doze, pois com suas perguntas possibilitava a Revelação do Cristo e a Trindade: "Tomé lhe disse: 'Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?' Jesus lhe disse: Eu sou o caminho , a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim"(Jo 14, 6).
Sobre aquele acontecimento em que o Cristo Ressuscitado "provoca" para fé São Tomé, pois somente acreditaria no testemunho dos irmãos se visse os sinais do martírio do Cristo de modo palpável, quanto a isto comentou São Gregório: "A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus.
O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade".Diante de tantas providentes intervenções, São Tomé se despede das Sagradas Escrituras, professando sua fé: "Meu Senhor e meu Deus"( Jo 20 - 28).
Esta expressão não saiu da boca de Pedro, nem de João, mas de Tomé que segundo a Tradição teria depois de Pentecostes, ido para evangelizar pelo Oriente e Índia até tornar-se mártire, ou melhor: "um exemplo de fé".
São Tomé...rogai por nós !

VER-ILUMINAR-AGIR-CELEBRAR

BOM DIA...

Hoje, vamos conversar sobre um dos métodos que começou a ser usado quando lançaram o CR - CATEQUESE RENOVADA.

No documento 26 Catequese Renovada, foi lançado pela CNBB na 21ª Assembleia Geral em Itaicí -SP em 15 de abril de 1983, na qual ja fazem 24 anos de sua criação e modificações na nossa maneira de evangelizar nossos catequisandos.

As orientações catequéticas contidas nele foram inspiradas nos documentos da Igreja como.: Vaticano II, Medellín, Puebla, Evangelli Nuntiandi e Catechesi Tradendae.
Na qual foram uma resposta aos apelos do Papa joão Paulo II, na sua visita ao Brasil em 1980, quando dizia.: "A catequese é uma urgência. Só posso admirar os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência, fazendo da catequese uma prioridade." (Encontro com os Bispos em Fortaleza - 10/07/1980).
Percebendo as necessidades pastorais, obedecendo a vózdo Papa e depois de ter pedido a colaboração e as sugestões dos agentes de Catequese de todosos níveis, nasceu o Catequese Renovada, doc. 26.
§ 115. Naquela época já existia a preocupação com os métodos e maneiras que iriam ser preparados os encontros, então surgio um método de grande importancia que estava também no Documento de Puebla, o VER - JULGAR - AGIR, que leva a uma interação entre a experiênciade vida, ou a visão da situação histórica, de um lado, e a reflexão baseada sobre a doutrina da fé, do outro, a fim de gerar um praxe cristã. Um correto entendimento do método, ou seu aprofundamento do VER e que categorias humanas entram no momento da relfexão e da avaliação à luz da fé (o JULGAR).pág 43 CR.
Mas com o passar do tempo a palavra JULGAR já não estava sendo tratada como o proposto do CR, o novos catequistas que engressavam não conseguiam compreender o seria esse JULGAR, pois pensava-se que era preciso "julgar" como a propria palavra diz.
O Diretório Nacional de Catequese - DNC - foi solicitadop ela Sé Apostolica à Conferência Episcopal pelo Diretório Geral para a Catequese - DGC , 1997. Ele surge num momento importante em nossa Igreja. Primeiramente, com confirmação dos acertos na caminhada renovação da catequese, dede o Concílio Vaticano II em 1965, mas, especialmente, desde o Documento Catequese Renovada.
§ 157 O método ver, julgar, agir, por experiência e tradição pastoral latino-americana, tem trazido segurança e eficárcia na educação da fé, respondendo às necessidades e aos desafios vividos pelo nosso povo. Entre nós o termo julgar está sendo substituído por ILUMINAR. Nesse processo do ver-iluminar-agir acrescentaram-se o celebrar e o rever. Não são passos estanques nem seqüência de operações, mas trata-se de um processo dinâmica na educação da fé. Trecho retirado do DNC, pag. 106.
E são estes novos métodos que vamos trabalhar um a um nas proximas postagens.
Tenham todos uma terça maravilhosa e abençõada.
bj´s
;*

segunda-feira, 2 de julho de 2007

DESCULPAS...

Carrissímos amigos,
peço mil desculpas por nao ter organizado o nosso compromisso, mas o que está acontecendo aqui me fez destrair e lembrar que hoje é segunda. Para ser mas clara vou lhes explicar.:
Hoje, 02/07/07 é independência da Bahia, também é dia de Senhor dos Aflitos, é uma festa na qual a nossa comunidade de São Sebastião é responsável por ela.Cantinho do Senhor dos Aflitos é uma comunidade do interior de Barreiras, ou também podendo esclarecer a vocês é uma roça que tem esse nome, porque os pescadores daquela região encontraram uma imagem dentro do rio de ondas e fez com que eles tivessem muita fartura naquele dia, é uma história semelhante a de nossa Senhora Aparecida, só que ainda não teve nenhum milagre comprovado, é apenas uma história do povo que conta.Assim, toda a diocese faz romaria neste dia, saindo as 01 da madrugada e suportando o frio e a poeira em procissão até chegar ao destino de mais ou menos 6 horas de viajem a pé.
Então, ao chegarem ao Cantinho, é assim como é chamado, é realizado uma missa dos romeiros as 06 ou 06:30 é mais ou menos a hora que eles chegam. As pessoas passam o resto do dia la, até mesmo para compensar a viajem e ficam para a missa festiva da tarde que é celebrada pelo nosso bispo.
E com todos esse movimento e preparativos na qual fui como interprete de um grupo de surdos, não me passou pela mente de mandar um e-mail a todos vocês. Foi um dia corrido, desde de sabado que nao entro em e-mail, msn, nada por conta desta preparação.
Desde de já agradeço a todos pela compreenção.E caso isso novamente venha acontecer farei o máximo para comunica-los.
Podem ficar tranquilos que daqui até o encerramento não tem nada previsto, pois temos um calendário e como ainda nao tinha chegado em minhas mãos o deste mês de julho me pegaram de ultima hora como interprete, até porque os outros estavam com compromissos como leituras, cantos, ornamentção, etc.
bj´s a todos.
;*